Alunos do Curso de Pedagogia da UniAteneu produziram série de edições de podcast no mês de setembro

Os episódios dos podcast abordaram os seguintes temas: Conceito de Gestão, Organização, Participação e Cultura; Gestão Participativa; Gestão Democrática; e Situação e Perspectivas da Administração da Educação Brasileira.

Ao longo do mês de setembro, alunos do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu na unidade acadêmica Messejana produziram uma série de edições de podcast como parte dos estudos e atividades práticas da disciplina de “Fundamentos da Gestão Escolar”. O podcast é uma mídia de áudio em formato digital que pode ser ouvido on-line ou pode ser baixado o arquivo para escutar no computador ou smartphone. Diferente de uma produção textual, o podcast é feito para ser ouvido, possibilitando ao internauta realizar outras atividades enquanto escuta. A turma foi dividida em equipes e cada uma produziu episódios com os seguintes temas: Conceito de Gestão, Organização, Participação e Cultura; Gestão Participativa; Gestão Democrática; e Situação e Perspectivas da Administração da Educação Brasileira.

A aluna Francisca Raquel dos Santos Brito, que está no 5° semestre, relatou que a experiência em produzir um podcast foi uma novidade para a sua formação e uma vivência enriquecedora, tanto para ela como para a equipe. “Tivemos uma boa interação entre os participantes na troca de informações. Ao mesmo tempo que estamos falando, repassando para o público os conhecimentos sobre o assunto, também se aprende mais sobre eles, pois os outros integrantes tem coisas novas para acrescentar, tornando enriquecedor o momento, tanto para quem estar participando do podcast, como para quem é ouvinte”, afirmou a discente.

“Usar o podcast como recurso didático auxilia na promoção de uma experiência formativa mais dinâmica, na produção de textos multimodais e num estudo teórico mais amplo e dialógico. Além dos estudos teóricos próprios da disciplina, a turma desenvolveu habilidades de criação de roteiros, brainstorms, pesquisa, comunicação e escuta ativa”, disse o prof. Dr. Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues, docente do Curso de Pedagogia da UniAteneu, que orientou os alunos em todo o processo de produção dos episódios do podcast. Quem desejar conferir, pode acessar o podcast “Gestão Escolar” na plataforma Soundcloud.