Alunos dos cursos de graduação da UniAteneu participam de aulas remotas durante a quarentena

As aulas remotas estão amparadas pela portaria nº 343 do MEC, de 17 de março de 2020, que autoriza, por 30 dias, a substituição de disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação em cursos que estão em andamento.

Alunos conectados em aula remota, que ocorre desde o dia 18 de março com todos os cursos de graduação presenciais neste período de quarentena.

Com a suspensão temporária das aulas presenciais, como medida de proteção contra a proliferação no novo Coronavírus, o Centro Universitário Ateneu deu início no dia 18 de março ao período chamado Regime Remoto UniAteneu (R2U), cujo objetivo é manter a rotina de estudos dos alunos com aulas remotas, de modo que não prejudique o plano de ensino das disciplinas nem altere o calendário acadêmico deste semestre. As aulas remotas estão amparadas pela portaria nº 343 do Ministério da Educação (MEC), de 17 de março de 2020, que autoriza, por 30 dias, a substituição de disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação em cursos que estão em andamento. E é por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que alunos de todos os cursos de graduação tem absorvido conteúdo das disciplinas, participado de fóruns e de atividades práticas com o auxílio dos professores, nos mesmos dias e horários que as aulas acontecem presencialmente, mantendo assim a rotina de estudos.

Na opinião do aluno do 6º semestre do Curso de Enfermagem, Fernando de Sousa Chagas, as aulas remotas são a melhor forma para se manter o que está previsto no calendário acadêmico. “Para mim, as aulas estão no mesmo molde da sala de aula. Os professores ficam à nossa disposição no mesmo horário da aula e tiram nossas dúvidas. Creio que no momento em que estamos, as atividades remotas estão substituindo bem as aulas presenciais”, afirmou o estudante. Já o acadêmico Thiago Lima Costa, que está no 3ª semestre do Curso de Engenharia de Produção, as aulas estão satisfatórias, pois estão sendo utilizados recursos de áudio e vídeo para complementar o conteúdo repassado pelos professores. “A diferença da aula presencial para a remota é só o quadro branco, que não tem. Se tivesse, estava completo. Estou conseguindo acompanhar bem as aulas. Até agora, está tudo 100 %”, relatou o aluno.

“Devido a fatores externos que afetaram a rotina dos alunos, a UniAteneu, preocupada com a nossa saúde e o bem-estar, conseguiu de forma eficiente e eficaz driblar a situação e disponibilizou para nós estudantes o Regime Remoto UniAteneu (R2U), que por meio de plataforma online permite o acesso às aulas em qualquer horário, no conforto das nossas casas, facilitando assim o contato entre aluno e professor no esclarecimento de dúvidas”, disse a aluna Francisca Morgana Rodrigues, do 7º semestre do Curso de Administração. Ela ressaltar ainda que as aulas com os professores estão sendo “altamente produtivas”, além da participação e do engajamento por parte dos alunos durante as aulas.

“Em tempos de pandemia, somos chamados, novamente, a sermos ‘artesãos’ da aprendizagem, não só lecionando, mas aprendendo. Como? Criando, se adaptando e sendo hábil em todos os processos, como na produção do conteúdo, na escolha dos recursos tecnológicos, na escolha da metodologia de ensino e no contato com o aluno. Para o aluno, o desafio não foi diferente. Ele teve que romper com o hábito de ir até à instituição e receber o conteúdo e agora foi necessário se adaptar ao uso de determinadas tecnologias que não eram do seu hábito, assim como toda uma preocupação em aprender e buscar compreender a preocupação mútua de conseguir ter experiência semelhante ao que tinha anteriormente”, afirmou o professor Cláudio Azevedo Peixoto Júnior, do Curso de Processos Gerenciais. Para ele, protagonismo, resiliência e foco são as palavras do momento e é o que ele deseja a todos os alunos que estão participando das aulas remotas enquanto dura a quarentena.

Para a coordenadora dos cursos de Administração, Logística e Processos Gerenciais, professora Mirele Cavalcante, vivemos hoje um tempo de mudança de paradigmas. “Nós enquanto instituição, estamos preocupados nesse momento em entregar um ensino com qualidade, buscando inovações e ferramentas para que isso aconteça da melhor forma possível. Estamos nos aperfeiçoando e buscando melhorias contínuas para o nosso aluno. Enquanto gestora dos cursos os quais coordeno, tenho transmitido para a minha equipe que esse momento também é propicio para nos conectarmos, estarmos mais próximos uns dos outros e entender de perto o que o nosso cliente ‘aluno’ deseja”, afirmou a coordenadora.

A profª. Mirele Cavalcante afirma ainda que o Centro Universitário Ateneu tem trabalhado fortemente para identificar pontualmente a melhor metodologia e os recursos mais adequados para potencializar o ensino-aprendizado do aluno. “Quanto ao papel do aluno, estes estão tendo uma excelente oportunidade de desenvolver melhor algumas habilidades e competências. No caso dos alunos dos cursos de gestão, acredito que estes precisem ‘gostar’ de problemas, dificuldade, mudanças e inovações’. Além do mais, conseguir vislumbrar oportunidades em um cenário difícil e alavancar os pontos fortes de qualquer situação”, complementou. Ela espera que haja muito desenvolvimento pessoal de todo o corpo discente e docente nesse momento em que o Ceará, o Brasil e o mundo enfrentam os impactos causados pelo Covid-19.