Alunos e professores do Curso de Enfermagem fazem testes para a Covid-19 em profissionais da rede privada de ensino

Realizam os testes para a Covid-19 os professores, coordenadores pedagógicos, colaboradores de setores administrativos e da área da segurança das escolas particulares de ensino infantil de Fortaleza.

https://uniateneu.edu.br/wp-content/uploads/sites/6/2020/09/Testes-para-a-Covid-19-9.jpgtestagem prossegue até a próxima sexta-feira (04) nas duas unidades acadêmicas da UniAteneu, tanto pela manhã quanto a tarde.

Teve início na tarde desta segunda-feira (31), nas unidades acadêmicas Lagoa de Messejana e Antônio Bezerra do Centro Universitário Ateneu, a testagem para a Covid-19 dos profissionais da rede privada de Ensino Infantil de Fortaleza, com o objetivo de proporcionar uma retomada com segurança das aulas nas escolas particulares para alunos de nível infantil. Realizam o procedimento os professores, coordenadores pedagógicos, colaboradores de setores administrativos e da área da segurança. A ação é realizada em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE) e a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), e prosseguirá até a próxima sexta-feira (04) nas duas unidades, tanto pela manhã quanto a tarde.

A UniAteneu contribui com a participação de 40 pessoas no processo de testagem, entre alunos do 9º e 10º semestres do Curso de Enfermagem, professores preceptores de estágio e colaboradores do corpo técnico-administrativo, que dão todo suporte para a realização dos procedimentos, atendendo às recomendações da vigilância sanitária. Ao chegar na unidade, após a aplicação de todas as medidas de segurança sanitária, o profissional recebe uma ficha de atendimento e é destinado para os locais de espera para aguardar a testagem, onde é orientado quanto aos processos e aos cuidados necessários. Em seguida, é direcionado para os laboratórios para a realização do teste RT-PCR, conhecido como swab, considerado um dos que mais tem fidedignidade nos resultados para a Covid-19. Só no primeiro dia, foram testados 595 profissionais nas duas unidades acadêmicas.

“Esse processo de testagem muito nos estimula, porque demonstra o nosso comprometimento institucional de estar contribuindo para a regulação e o controle da pandemia do novo Coronavírus. Então, através dos nossos recursos estruturais e profissionais, estamos colaborando de uma maneira mais eficaz para o retorno mais rápido das aulas presenciais”, afirmou o prof. Wanderson Martins, coordenador do Curso de Enfermagem da UniAteneu. Para ele, a participação dos alunos fortalece o processo de formação profissional de cada um deles. “Não é a primeira vez que eles realizam uma ação desta natureza. Outras já foram realizadas nos ambientes práticos de estágio e isso é de extrema importância para a maturação profissional desses alunos, de modo que eles estão contribuindo com um momento importante da humanidade”, complementou.

A coordenadora pedagógica do Colégio Dáulia Bringel, Maria Gerlúcia Sá dos Santos, ressalta a importância da iniciativa de realizar os testes porque passa mais segurança tanto para os professores quanto para os pais dos alunos. “O momento mais importante agora é a segurança e a confiança dos professores e das famílias, para que possamos retomar as aulas com tranquilidade”, disse a coordenadora. Para Emerson Noronha Cavalcante, professor de Educação Física do Colégio Ateneu, a ação gera mais credibilidade, pois os pais ao saberem que todos os professores e colaboradores das escolas foram testados, poderão ter mais confiança de deixar os filhos participarem das aulas presenciais. “Nesse momento de instabilidade de segurança e de confiabilidade, a testagem é muito importante para nos sentirmos mais seguros em relação à nossa saúde e à de nossos familiares e dos nossos alunos”, disse Tailine Barbosa da Silva, professora da Educação Infantil do Colégio Menezes e Sousa.