Alunos egressos do Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu são premiados no 3º Prêmio TCC do Crea-CE

Os alunos egressos do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Ateneu, Geniarly Mendes, Patrícia Feitosa e Rafael Duarte, foram agraciados no 3º Prêmio TCC promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), em solenidade que aconteceu no dia 02 de maio na sede do Crea-CE, em Fortaleza (CE). Eles foram premiados pela produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “A utilização de métodos matemáticos para a previsão de demanda em uma distribuidora de óleos lubrificantes”, orientados pelo prof. Me. Madson Fernandes, docente do Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu.

O TCC serviu como um estudo de caso inovador que avaliou métodos matemáticos de previsão de demanda, comparando-os com a demanda real de produtos de uma empresa, utilizando técnicas avançadas como média móvel simples e suavização exponencial. O estudo não só refletiu o rigor técnico, mas também a relevância prática no planejamento produtivo empresarial. “O reconhecimento destaca não apenas o talento individual, mas também a qualidade acadêmica e o comprometimento do nosso corpo docente e discente”, afirmou o prof. Thales Henrique Silva Costa, coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção da UniAteneu.

Segundo o engenheiro de produção Geniarly Mendes Pinto, egresso da UniAteneu e membro da equipe vencedora do prêmio, desde o início da trajetória acadêmica os alunos são incentivados a pesquisar e desenvolver projetos. “Essa conquista celebra o nosso esforço e dedicação como alunos, mas também reflete o compromisso contínuo do corpo docente e da instituição em promover o incentivo à pesquisa e ao aprimoramento no campo da Engenharia. Gostaríamos de expressar a nossa sincera gratidão a todos os professores, orientadores, colegas e membros da comunidade acadêmica que nos apoiaram ao longo desta jornada”, expressou-se Geniarly Mendes.

Para o orientador do trabalho acadêmico, a conquista do prêmio é o resultado de um trabalho colaborativo que começou nas salas de aula da UniAteneu, sob a orientação de professores das disciplinas básicas, como Metodologia Científica e TCC, o apoio contínuo da coordenação de curso, da banca examinadora dos alunos que segundo ele, “são os verdadeiros protagonistas deste sucesso”. “O prêmio não apenas reafirma o alto grau de qualidade do Curso de Engenharia de Produção da UniAteneu, mas também aumenta a visibilidade do curso, atraindo futuros talentos interessados em fazer parte da nossa história de sucesso. Gratidão a todos os envolvidos, pois assim encerramos este ciclo importante com chave de ouro”, relatou o prof. Me. Madson Fernandes.

Na visão do prof. Me. Thales Costa, a conquista evidencia a excelência do ensino na UniAteneu. “A cerimônia de premiação foi um momento de grande orgulho para todos. Cada IES do estado teve o privilégio de submeter apenas um trabalho em cada área temática. Inicialmente, os projetos passaram por uma seleção rigorosa interna, conduzida pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso. Posteriormente, foram avaliados pela comissão do Crea-CE, que determina os finalistas, culminando na apresentação durante o 3º Prêmio TCC”, explicou o coordenador.

Além do prof. Me. Thales Costa, participaram do evento a prof. Roselena Barreto e o prof. Madson Fernandes, ambos docentes do Curso de Engenharia Civil e Engenharia de Produção da UniAteneu. A placa de reconhecimento foi recebida pelo prof. Madson Fernandes das mãos do engenheiro Fernando Galiza, presidente do Crea-CE, em uma demonstração de excelência e dedicação acadêmica. Com esta conquista, a UniAteneu se destacou ao alcançar o primeiro lugar no estado do Ceará nas categorias de Engenharia de Produção e Produção Mecânica.