Aulão de Planejamento de Carreira para alunos de cursos de TI reúne profissionais da área de tecnologia para troca de experiências

O Aulão de Planejamento de Carreira reuniu alunos de diferentes cursos de TI da UniAteneu.

O evento contou com a participação da profª. Drª. Sandra Maria Nunes Monteiro, secretária da Secitece.

As coordenações dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação (TI) do Centro Universitário Ateneu, nas modalidades de ensino presencial e a distância (EaD), promoveram de forma integrada no dia 24 de junho, na câmara de grau da unidade acadêmica Lagoa de Messejana, o Aulão de Planejamento de Carreira. O evento contou com a presença do prof. Dr. Herbert Gomes Martins, pró-reitor acadêmico da UniAteneu; da profª. Drª. Sandra Maria Nunes Monteiro, secretária da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece); da profª. Drª. Luciana Rodrigues, gerente de Educação a Distância da UniAteneu; do prof. Me. Sandro Mesquita e da profª. Raphaele Moura, coordenadores dos cursos de TI da UniAteneu; de profissionais que já atuam no campo de tecnologia; e de alunos de cursos de graduação na área de TI.

Após a abertura do aulão, Alessandro Feitoza, fullstack developer da empresa Objective e fundador da PHP com Rapadura, abordou em palestra sobre a sua experiência profissional e compartilhou dados sobre as carreiras e vagas no campo da tecnologia. Na sequência, o prof. Carlos Elmen Gerônimo, docente dos Cursos de ADS e Redes de Computadores da UniAteneu, mediou a mesa-redonda sobre transição de carreira com Leonardo Santana, aluno do Curso de Especialização em Ciências de Dados da UniAteneu e desenvolvedor RPA do grupo M. Dias Branco; Robson Santiago, aluno do Curso de Redes de Computadores da UniAteneu e analista de suporte júnior. na empresa 3 Corações; e Douglas Martins, aluno do Curso de ADS da UniAteneu e sargento do Exército Brasileiro. Na oportunidade, eles falaram sobre a trajetória na vida acadêmica até chegar na profissão.

Na sequência, a profª. Drª. Sandra Maria Nunes Monteiro compartilhou com os alunos sobre a sua vivência na academia até chegar ao doutorado e também falou sobre as conquistas profissionais que foi alcançando com o passar dos anos até chegar a ser secretária da Secitece, como um exemplo de inspiração para os discentes. Ela também ressaltou a importância de os alunos investirem nas suas respectivas carreiras e aproveitarem as oportunidades que surgem durante a trajetória acadêmica. Ao final, a profª. Sandra Monteiro falou sobre os investimentos que estão sendo realizados na área de tecnologia do estado do Ceará e tirou dúvidas e respondeu a questionamentos dos discentes. Na ocasião, a secretária recebeu uma homenagem da UniAteneu pelos serviços prestados à ciência, tecnologia e educação superior no estado do Ceará.

Na ocasião, os alunos puderam tirar dúvidas sobre diferentes assuntos com profissionais da área da TI.

“Posso dizer que o evento me serviu bastante para entender como é a vida do profissional de TI, pois estou apenas no início do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Foram abordados muitos assuntos importantes que poucos são abordados e participar de um momento como esse foi muito valioso para a troca de experiencias sobre como acontece na prática a atuação do profissional no mercado de trabalho, passando mais confiança para nós como alunos e mais informações sobre as áreas onde poderemos atuar. Para quem está começando agora, às vezes, pode achar que precisamos de muitas habilidades e cursos, mas na verdade o que precisamos mesmo é ter conhecimento e força de vontade de aprender”, disse Letícia Almeida, aluna do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UniAteneu.

“O aulão foi muito abrangente e de muitos aprendizados compartilhados. Espero que continue assim para que possamos aprender mais, já que estou no primeiro semestre do Curso de Redes de Computadores. Tenho interesse em aprender muito mais, evoluir e conseguir um bom emprego no meu futuro ramo de atuação”, relatou o aluno Ronildo Bernardo Jovino, aluno do Curso de Redes de Computadores da UniAteneu.

“A disciplina de Planejamento de Carreira traz essa organização para que o aluno possa vislumbrar como vai ser a carreira dele futuramente, e esse aulão trouxe várias possibilidades. Estiveram presentes três alunos que puderam mostrar como eles iniciaram e estão construindo as suas respectivas carreiras ainda durante o curso que fazem, como um exemplo de sucesso na profissão. Isso fez com que eles vislumbrassem isto no futuro para que, a partir destas experiências, tenham interesse em buscar chegar na posição que outros colegas de curso já alcançaram ao longo do tempo”, relatou a profª. Raphaele Moura, coordenadora dos cursos de ADS e Redes de Computadores da UniAteneu na modalidade presencial.

“O objetivo do Aulão de Planejamento de Carreira foi integrar tanto os alunos do EaD quando os do presencial dos cursos de TI, assim como o público externo, para que eles tenham oportunidade de fazer mais networking, ter mais ideias e experiências trocadas para quando eles forem para o mercado de trabalho, já estarem mais preparados e terem tido mais contato com pessoas de outros nichos, de outras empresas e até abrir a mente em relação ao mundo profissional e como devem fazer para conseguir chegar numa posição de relevância no seu campo de atuação”, afirmou o prof. Me. Sandro Mesquita, coordenador dos cursos de ADS, Redes de Computadores e Gestão da TI da UniAteneu na modalidade EaD.