Celebração junina reforça união e trabalho em equipe entre a Pró-Reitoria Acadêmica e as coordenações de curso

A proposta foi transformar o período, tradicionalmente festivo, em um espaço simbólico de convivência, reconhecimento e fortalecimento das relações institucionais.


Cada coordenador e coordenadora foi homenageado (a) por sua atuação dedicada, reforçando o papel essencial que cada um desempenha dentro da engrenagem que sustenta a qualidade do ensino e o compromisso com os alunos.

A Pró-Reitoria Acadêmica do Centro Universitário Ateneu (UniAteneu), em parceria com as coordenações de curso de graduação, realizou no dia 06 de junho, em Fortaleza (CE), uma ação especial que marcou o início do último mês de atividades acadêmicas do semestre, integrando o espírito das festividades juninas a um momento de valorização do trabalho em equipe, da escuta e da construção coletiva. A proposta foi transformar o período, tradicionalmente festivo, em um espaço simbólico de convivência, reconhecimento e fortalecimento das relações institucionais.

Inspirada pela simbologia das festas de São João, em especial, a quadrilha, que depende da harmonia, da cooperação e da sincronia entre seus participantes, a ação ressaltou como o dia a dia acadêmico também é movido por esses mesmos valores. Cada coordenador e coordenadora foi homenageado (a) por sua atuação dedicada, reforçando o papel essencial que cada um desempenha dentro da engrenagem que sustenta a qualidade do ensino e o compromisso com os alunos.

Durante o encontro, foram compartilhadas reflexões sobre respeito, responsabilidade, empatia e pertencimento, princípios fundamentais que sustentam não apenas a gestão acadêmica, mas toda a dinâmica institucional. A profª. Drª. Andrea Benevides, pró-reitora de Planejamento de Ensino da UniAteneu, também esteve presente e, em sua fala, destacou aspectos relevantes do trabalho colaborativo entre as áreas acadêmicas, reforçando a importância de espaços como este para fortalecer vínculos, alinhar propósitos e motivar as equipes.

A ocasião também foi marcada por momentos de descontração, música típica e integração, reafirmando que celebrar juntos é também uma forma de construir laços profissionais mais fortes e um ambiente de trabalho mais humano, saudável e engajado. A Pró-Reitoria Acadêmica da UniAteneu agradece, especialmente, ao setor de Eventos, na pessoa do Tom Silveira, e às colaboradoras Waleska Sousa e Izabel Cristina da Costa, que contribuíram de forma significativa para a organização e o cuidado com cada detalhe do encontro, tornando-o acolhedor, leve e significativo para todos os presentes.

“Unir o espírito junino ao cotidiano institucional é um gesto simbólico, mas poderoso. Ele reforça que, com sintonia, respeito e propósito compartilhado, construímos não só bons resultados, mas também um ambiente mais motivador, engajado e com verdadeiro senso de pertencimento”, destacou a profª. Ma. Mirele Cavalcante, pró-reitora acadêmica da UniAteneu. A ação mostrou que, assim como na quadrilha, onde cada passo depende do outro, no universo acadêmico também é na união e na parceria que se constrói uma trajetória de sucesso coletivo.

Compartilhe