Convênios estabelecidos entre o NAC e empresas parceiras oportuniza vagas de estágio e emprego para os alunos

O NAC tem estabelecido atualmente parceria com mais de mil empresas, que divulgam vagas exclusivas para os alunos da UniAteneu.


Dois exemplos de parceria de sucesso que o NAC tem são com as empresas Exittus Soluções Empresariais e Fujisan, que contrataram alunos como estagiários e que posteriormente foram efetivados.

O Núcleo de Apoio à Carreira (NAC) é o setor do Centro Universitário Ateneu que dar todo o suporte necessário para a evolução da carreira dos alunos, com a realização de treinamentos, capacitações e a ofertas de oportunidades de estágio e emprego em diferentes áreas de atuação. Para isto, o NAC tem estabelecido atualmente parceria com mais de mil empresas, que divulgam vagas exclusivas para os alunos da UniAteneu. Neste ano, foram compartilhadas mais de 2.200 vagas de estágio e mais de mil oportunidades para alunos que concluíram a graduação.

Um dos exemplos de sucesso de parceria que o NAC tem com empresas é com o escritório de contabilidade Exittus Soluções Empresariais. O aluno Saymon Carneiro, por exemplo, que faz o Curso de Ciências Contábeis da UniAteneu, iniciou na Exittus como estagiário fiscal em agosto deste ano e já foi efetivado como assistente fiscal. Ele é responsável pela revisão fiscal, emissão de notas fiscais e declarações mensais e anuais, as obrigações acessórias e atividades correlacionadas ao âmbito fiscal das empresas que são clientes do escritório.

Saymon Carneiro afirma que recebia periodicamente mensagens por meio do WhatsApp e no e-mail vagas de estágio e empregos enviadas pelo Núcleo de Apoio à Carreira. “Quando eu estava desempregado, procurei o serviço oferecido pelo NAC que a UniAteneu disponibiliza e para a minha felicidade, consegui uma vaga de estágio na primeira empresa que mandei o currículo”, relatou o aluno. Graças à sua desenvoltura e aptidão para a função de assistente fiscal, além da necessidade que surgiu na empresa, ele foi efetivado e passou de estagiário para assistente em tempo integral.

Sobre o NAC, ele afirma que uma palavra que descreve bem o setor é “essencial”. “Através do Núcleo de Apoio à Carreira da UniAteneu, nós alunos temos a oportunidade de ver na prática através dos estágios que são divulgados a partir das parcerias com as empresas, o que aprendemos em sala de aula. Com o apoio que o NAC nos dar, não precisamos ir atrás de vagas de emprego em outros sites, porque o mercado de trabalho é bem concorrido. Além disso, o setor ainda nos auxilia a começar a nossa jornada profissional, estando conosco para nos apoiar nos primeiros passos”, disse o aluno.

Para André Fernandes, contador e sócio da Exittus Soluções Empresariais, é importante que a UniAteneu crie formas de inserir os seus alunos no mercado de trabalho, através do estágio. Assim, eles têm a oportunidade de ver, na prática, tudo que aprenderam nas disciplinas ao longo do curso. “A equipe da Uniateneu nos ajudou a encontrar um profissional que vem se destacando na empresa, a ponto de nós o efetivarmos. Sem dúvidas, essa parceria vai trazer grande benefício, tanto para nós como para os alunos. Parabenizo a UniAteneu por essa iniciativa e por todo o apoio que tem dado à empresa”, afirmou André Fernandes.

Outro exemplo positivo de empresa parceira é com o Fujisan, do ramo de hemoterapia e hematologia que atua em todo o Brasil e faz parte da holding Hhemo. No Fujusan, trabalha a Milena Cavalcante da Silva, na função de auxiliar de banco de sangue, que concluiu o Curso Técnico de Enfermagem da UniAteneu em novembro de 2023. Ela começou a sua atuação na empresa há um ano como estagiária e em julho deste ano, foi contratada para exercer a função que desenvolve hoje.

Milena Cavalcante realiza coleta de amostras, classificação sanguínea, provas de compatibilidade e controle de qualidade de componentes, a fim de possibilitar diagnósticos (pesquisa de anticorpos irregulares), liberação e transfusões. A aluna egressa conta que a oportunidade de estágio surgiu através do Núcleo de Apoio à Carreira, que deu todo apoio e direcionamento. “Quero deixar registrada a atenção e o ótimo trabalho do setor, em especial, à supervisora de carreiras Suziane Gadelha, que me orientou e me ajudou em todo o processo de efetivação do estágio”, afirmou Milena Cavalcante.

“Como todos nós sabemos, o objetivo do aluno após concluir o seu curso, seja um curso técnico ou graduação, é conseguir ingressar no mercado de trabalho e dar início à sua carreira, conforme os seus objetivos profissionais. O NAC foi fundamental para esse meu novo ciclo de vida, tanto em relação às orientações, como no ingresso e colação de uma boa posição no mercado de trabalho. Quero agradecer à UniAteneu por toda a formação que tive na minha jornada no curso técnico e ao Fujisan por ter me dado a oportunidade de fazer parte do grupo”, complementou a aluna egressa.

Segundo Anália Araújo, gerente de Recursos Humanos e Departamento Pessoal do Fujisan, o NAC tem ajudado a empresa em relação ao recrutamento dos estagiários. “A nossa parceria vem de muitos anos. Aqui no Fujisan, optamos por estagiários, pois podemos moldá-los à cultura e premissa da empresa. Aqui, eles têm a oportunidade de aplicar o que aprendem no curso técnico, e o diferencial da UniAteneu é a matriz curricular, a estrutura e, principalmente, a agilidade na hora de captar novos estagiários quando solicitamos e a elaboração dos contratos. O que mais me deixa feliz é que 95% deles são efetivados, terminam o período de estágio e já são contratados”, disse a gestora.

Para Andreza Albuquerque, coordenadora do NAC, as parcerias estabelecidas com a UniAteneu, através do Núcleo de Apoio à Carreira, são de fundamental importância para empregabilidade dos alunos e egressos. Ela afirma que esse reconhecimento demonstra o empenho da equipe e o esforço para atingir as metas relacionadas às vagas divulgadas. “Para além do mérito das profissionais envolvidas, também reconhecemos a capacidade de nossos alunos na construção da carreira. Agradecemos as empresas pela confiança e pelo belo trabalho que realizamos juntos, contribuindo para entregarmos profissionais mais qualificados ao mercado de trabalho”, complementou a coordenadora.

Mais informações, com o Núcleo de Apoio à Carreira:
Telefone: (85) 3033.5188
E-mail: [email protected]

Compartilhe

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO