Coordenações do SPA e NPJ promovem palestra para marcar início dos atendimentos no Grand Shopping

Na ocasião do evento de abertura do SPA e NPJ, aconteceu uma palestra sobre o tema “Conhecendo os serviços do SPA e do NPJ e ampliando possibilidades de atuação entre Psicologia e Direito”.

O evento de abertura marcou o início das atividades do SPA e do NPJ no Grand Shopping.

As coordenações do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Centro Universitário Ateneu realizaram em parceria no dia 1º de junho, na unidade acadêmica Grand Shopping, um evento de abertura para marcar o início das atividades do SPA e do NPJ no Grand Shopping. Na ocasião, aconteceu uma palestra sobre o tema “Conhecendo os serviços do SPA e do NPJ e ampliando possibilidades de atuação entre Psicologia e Direito” e uma mesa redonda com os representantes das coordenações do SPA e NPJ na unidade.

Os palestrantes foram a profª. Ma. Melissa Ourives Veiga, advogada, docente do Curso de Direito e coordenadora do NPJ da UniAteneu; e o psicólogo Francisco Luan de Souza Carvalho (CRP: 11/16550), docente do Curso de Psicologia da UniAteneu e coordenador do SPA na unidade Grand Shopping. Ainda participaram do evento alunos e docentes dos cursos de Direito e Psicologia. Neste mês de maio, foram iniciados os atendimentos no SPA e no NPJ no Grand Shopping para oferecer uma maior comodidade e facilidade de acesso às pessoas, com mais segurança e conforto.

“O Serviço de Psicologia Aplicada se propõe a cuidar da saúde mental da comunidade como um todo. Partindo do pressuposto de que precisamos de um olhar ampliado para as pessoas, entendendo que estas são atravessadas por múltiplos contornos, ou seja, existem diversas questões que as constituem, acreditamos que um trabalho conjunto entre a Psicologia e o Direito fazem sentido nesse processo de cuidado. É um trabalho interdisciplinar e que ajuda no desenvolvimento da pessoa em suas questões sociais e psíquicas, além de promover uma prática integrada entre os estagiários, que aprendem uns com os outros no cotidiano acadêmico”, afirmou o prof. Luan Carvalho.

“As principais demandas atendidas pela Defensoria Pública do Estado do Ceará e que, consequentemente, será também pelo Núcleo de Práticas Jurídicas, envolvem relações familiares. São pedidos de pensão alimentícia, regulamentação de guarda e convivência dos filhos, investigação de paternidade, divórcios, ou seja, são relações que envolvem continuidade, especialmente, quando se tem filhos. Assim, o suporte psicológico é de extrema necessidade para a compreensão e acolhimento de todas essas famílias para que sejam cuidadas sob o aspecto jurídico e psíquico”, ressaltou a profª. Ma. Melissa Ourives.