Coordenador de cursos de TI apresenta trabalho científico no 23º Congresso Internacional de Interação Homem-Computador

O prof. Sandro Mesquita, junto com outros coautores, se destacaram no 23º Congresso Internacional de Interação Homem-Computador, onde apresentaram um trabalho científico chamado “Dispositivo vestivel para ajudar pessoas com deficiência visual contra a Covid-19”.

A área da pesquisa foi sobre “Visão computacional”, que trata sobre óculos para deficiente visual que identifica se a pessoa a frente está usando máscara, em estado febril e distante de 1,5 metros.

O Centro Universitário Ateneu tem no corpo docente dos cursos de graduação das diferentes áreas do conhecimento professores que se destacam na pesquisa científica e em eventos acadêmicos internacionais, fortalecendo assim a marca da instituição perante a comunidade acadêmica nacional e mundial. Um exemplo é o prof. Sandro Costa Mesquita, coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Gestão da Tecnologia da Informação na modalidade EaD da UniAteneu, que junto com os coautores Tiago Diógenes de Araújo e Victor Hazin da Rocha produziram e apresentaram no dia 29 de julho de 2021 um artigo científico intitulado “Dispositivo vestível para ajudar pessoas com deficiência visual contra a Covid-19”, no 23º Congresso Internacional de Interação Homem-Computador.

A área da pesquisa foi sobre “Visão computacional”, que trata sobre óculos para deficiente visual que identifica se a pessoa a frente está usando máscara, em estado febril e distante de 1,5 metros. O trabalho científico foi defendido, aceito e publicado em 06 de novembro de 2021 no livro “Communications in Computer and Information Science” (volume 1499), que junta outras pesquisas da mesma área. A “Interação Homem-Máquina”, inclusive, essa é uma das disciplinas dos cursos de ADS e Redes de Computadores da UniAteneu.

“Esta pesquisa surgiu no início do ano de 2020, quando a pandemia atingiu proporções mundiais. Comovido pela situação dos deficientes visuais que não conseguiam cumprir as recomendações de distanciamento social, nos empenhamos na pesquisa e desenvolvimento deste projeto que culminou na aprovação para a defesa no 23º Congresso Internacional de Interação Homem-Computador realizado na cidade de Washington D. C., nos Estados Unidos, que por conta do período pandêmico ocorreu de forma remota entre os dias 24 e 29 de julho de 2021. A recompensa desta aprovação foi a publicação no Journal Springer, compondo um capítulo do livro “Communications in Computer and Information Science – Book Series” (CCIS, volume 1499). Isso me deixa muito orgulhoso em poder estar desenvolvendo este trabalho como professor e coordenador da UniAteneu”, afirmou o prof. Sandro Mesquita.

Resumo do artigo científico

A pandemia da Covid-19 tem afetado o ano de 2020 e foi necessário mudar a rotina de trabalho, estudo e convívio social e realizar adaptações ao novo cenário mundial que se estabelecia repentinamente. A tecnologia, e em especial o software, contribuíram bastante para que essas mudanças fossem administradas e realizadas com eficiência, principalmente, no âmbito da comunicação e informação. Para retenção ao avanço da pandemia, medidas protetivas foram tomadas pelos governos estaduais e federal, entre elas, tiveram as recomendações do distanciamento social, o uso de máscaras em ambiente público e evitar pessoas em estado febril, e desta forma o mundo se policiou e tentou cumprir as orientações impostas.

Porém, um deficiente visual não conseguiria cumprir estas determinações. Como poderia saber se a pessoa a sua frente está ou não usando máscara ou mesmo próxima o suficiente não respeitando a distância mínima recomendada de 1,5m? Como aferir a temperatura de alguém que esteja entrando no mesmo ambiente que ele? Motivado por este problema real, foi iniciada esta pesquisa de desenvolvimento de uma case, para ser acoplada a um óculo, com um protótipo embarcado nela composto por processadores e sensores que irão detectar se a pessoa a frente está usando máscara facial, distante de 1,5m e em possível estado febril, sendo processado por um software de inteligência artificial com acurácia de 95%.

O estado funcional do projeto foi executado com êxito. Os resultados foram satisfatórios, cabendo melhorias no quesito tecnologia embarcada e os testes em deficientes resultaram em esperança e empolgação para eles.

Compartilhe

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO