Coordenadora do Curso de Design de Moda da UniAteneu participa do projeto “Rotas da Moda”

Para a profª. Regina Almeida, a inclusão do Ceará no projeto “Rotas da Moda” é uma grande conquista para o setor produtivo.

O evento reuniu empresários, entidades do segmento têxtil e de confecção do Ceará e gestores públicos dos municípios que integram o Blue Hub.

A profª. Ma. Regina Almeida, coordenadora do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Ateneu, participou no dia 07 de abril, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Parangaba, em Fortaleza (CE), do encontro de lançamento do projeto “Rotas da Moda” no Ceará, um projeto do Ministério do Desenvolvimento Regional que tem como objetivo promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras. O projeto foi apresentado pelo consultor do Ministério, Carlos Daniel, que esteve se reuniu com o grupo de trabalho que agrega empresários, entidades do segmento têxtil e de confecção do Ceará e gestores públicos dos municípios que integram o Blue Hub, para apresentar as rotas e realizar uma visita técnica ao Senai Parangaba.

Para a profª. Regina Almeida, a inclusão do Ceará no projeto “Rotas da Moda” é uma grande conquista para o setor produtivo, haja vista que a moda é uma vocação industrial do estado, que no início dos anos de 1980 chegou a ocupar o 2º lugar no ranking de polo de moda brasileiro, e em decorrência dessa conquista, se preparou com oferta de cursos superiores de moda para atender a demanda do mercado. Além disso, o potencial criativo dos estudantes e profissionais de moda tem sido estimulado além do ambiente acadêmico, com a realização de concursos de novos talentos promovidos pelo Ceará Moda Contemporânea e, principalmente, pelo Dragão Fashion Brasil, o maior evento de moda autoral da América latina, que esse ano abraça o projeto 100% Ceará.

“Mesmo com todas essas iniciativas, percebe-se que o crescimento do setor está muito lento e distante das conquistas do início dos anos 80. Então, o momento é mais que oportuno e de grande responsabilidade dos cursos de Moda do estado, na preparação de profissionais qualificados para o fortalecimento da cadeia têxtil e de confecções, a fim de contribuir no alcance dos objetivos do projeto “Rotas da Moda”, afirmou a coordenadora. Diante do atual cenário, pode-se afirmar que há disponibilidade em abundância de mão de obra, na faixa etária economicamente ativa e carente de oportunidades de capacitação e qualificação, é um potencial para a Região Nordeste.

A tradição do segmento têxtil do Ceará, por exemplo, foi fundamental para a inserção do estado nas “Rotas de Integração Nacional – Rota da Moda”. “O propósito é fazer com que as pequenas unidades fabris se conscientizem da importância da gestão e formalização do negócio, além da valorização da produção”, ressalta o consultor Carlos Daniel.