Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu inaugura escritório modelo para práticas dos alunos

As atividades que serão desenvolvidas no Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo podem ser classificadas nas modalidades profissional e acadêmica.

Entre as atividades profissionais do escritório modelo, estão as visitas técnicas a escritórios de arquitetura, de engenharia, construtoras e canteiros de obras; a captação de recursos entre outras.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Ateneu inaugurou neste mês de fevereiro na unidade Lagoa de Messejana o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU), para ser um ambiente de prática para os alunos da graduação. O espaço foi implantado com o objetivo de ser um centro de projetos, pesquisas e desenvolvimento profissional dos alunos, que poderá agregar não só discentes de Arquitetura e Urbanismo, mas também de outras especialidades direta ou indiretamente ligadas a ela, particularmente, das áreas da Engenharia (estruturas, mecânica, hidráulica, elétrica etc.), no sentido de conceber, elaborar, orientar, pré-dimensionar, coordenar projetos e demais atividades pertinentes.

As atividades que serão desenvolvidas no escritório modelo podem ser classificadas nas modalidades profissional e acadêmica. Entre as profissionais, estão as visitas técnicas a escritórios de arquitetura, de engenharia, construtoras e canteiros de obras; a captação de recursos, a partir de convênio com prefeituras; atendimento às unidades acadêmicas da UniAteneu e parceiros privados; e a assistência técnica para habitações de interesse social (Athis), onde os alunos do escritório modelo terão a oportunidade de fazer cursos de capacitação para desenvolverem projetos de arquitetura para as comunidades mais necessitadas e fragilizadas socialmente.

O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu foi nomeado com o nome do arquiteto autodidata José Barros Maia, conhecido por “Mainha”.

Em relação às atividades acadêmicas, terá o trabalho de monitoria efetivado por discentes que foram aprovados no processo de seleção de monitoria, onde eles irão desenvolver o Programa de Educação Tutorial (PET), pesquisas e estudos paralelos, bem como fazer do escritório um espaço para os alunos desenvolverem atividades complementares, atividades de extensão e estágio curricular supervisionado. “Acreditamos que com a efetivação deste escritório modelo para os nossos alunos de Arquitetura e Urbanismo, estaremos elevando mais ainda a qualidade do ensino e trazendo mais um diferencial que colocará os nossos futuros profissionais em destaque, quando egressos da instituição e inseridos no mercado”, projeta o prof. Me. Frederico Augusto Nunes de Macêdo Costa, coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo e responsável técnico do EMAU.

Homenagem ao arquiteto autodidata “Mainha”

Ao nomear o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UniAteneu com o nome do arquiteto autodidata José Barros Maia, conhecido por “Mainha”, o prof. Me. Frederico Macêdo afirma que é uma demonstração de devido respeito ao profissional e um reconhecimento ao seu talento, competência e determinação, que ajudaram a desenhar a identidade da cidade de Fortaleza (CE), projetando no decorrer do século XX as edificações que hoje são um marco e acervo patrimonial arquitetônico, enquanto referência para as novas gerações de profissionais.