Curso de Design de Moda da UniAteneu lança o projeto de extensão “Teias” para alunos dos turnos da manhã e da noite

O ponto de partida do projeto de extensão “Teias” teve início com duas lives que aconteceram no perfil do Instagram do Curso de Design de Moda no dia 18 de março, cujo tema foi “Marca de Moda Autoral e Sustentabilidade”.

Na metodologia do projeto de extensão “Teias”, serão desenvolvidos projetos de que envolvam a inserção do artesanato em seus produtos através de método de colaboração, com base nos pilares da economia criativa.

A Moda foi um dos primeiros setores produtivos a voltar à ativa com a retomada da economia após a primeira onda da pandemia da Covid-19. Com isso, as atividades das áreas correlatas que dão suporte ao setor produtivo de moda foram impactadas de forma positiva. Dentre as atividades que dão suporte à moda, está a produção artesanal, como as rendas, bordados, trançados, estampas. Diante deste cenário de oportunidade para o aprimoramento da formação profissional dos alunos, o Curso de Design de Moda da UniAteneu lançou no dia 18 de março o projeto de extensão “Teias”, tanto para turmas da manhã quanto da noite.

Segundo explica a consultora Lala Deheinzelin, a economia criativa tem maior abrangência, é includente e tem como objetivo a sustentabilidade e o crescimento sustentável, mais do que de crescimento econômico. O foco em sustentabilidade e crescimento sustentável surgiu pelo fato de Lala Deheinzelin ter analisado modelos importados na China, na Colômbia e em outros países. Então, viu-se a necessidade de ações que combinadas com colaborativos em rede, iria conseguir resultados extraordinários. Foi a partir destes princípios que se definiu a metodologia do “Teias”, onde serão desenvolvidos projetos de que envolvam a inserção do artesanato em seus produtos através de método de colaboração, com base nos pilares da economia criativa.

“O projeto de extensão tem o intuito de fazer com que nossos alunos tenham um conhecimento teórico-prático e que desenvolvam um olhar crítico a partir das pesquisas de campo, bibliográfica, pesquisa documental e, a partir disso, façam intervenção nos locais de desenvolvimento (associações de rendeiras, bordadeiras, etc.) da região cearense com o intuito de propor melhorias nos processos produtivos e inovação das técnicas de artesanias já existentes”, afirmou a profª. Mônica Albuquerque, consultora de imagem e docente do Curso de Design de Moda da UniAteneu, que orientará os alunos do turno da manhã.

“O projeto Teias vem com a proposta de incentivar, valorizar e fortalecer as artesanías do nosso estado, proporcionando aos alunos conhecimentos práticos-teóricos para que sejam multiplicadores junto às suas comunidades, inovando e fortalecendo o comércio do artesanato cearense”, projetou a profª. Carolina Ferrucci, que dará suporte aos alunos do turno da noite.

O ponto de partida do projeto “Teias” teve início com duas lives que aconteceram no perfil do Instagram do Curso de Design de Moda no dia 18 de março, cujo tema foi “Marca de Moda Autoral e Sustentabilidade”. Pela manhã, conduziu uma live e uma transmissão ao vivo pela plataforma Microsoft Teams a profª. Mônica Albuquerque, com a participação da designer cearense Cândida Lopes, que está há 20 anos no mercado da Moda, sendo 18 deles criando peças para uma marca cearense. Ela será mentora de uma equipe de alunos que estarão envolvidos no projeto no turno da manhã. Já no período da noite, a profª. Carolina Ferrucci foi a mediadora do debate sobre o assunto com a participação da designer Gutianna Michelle e a gestora ambiental Marta Vick.