Curso de Design de Moda da UniAteneu promoverá a Semana da Criatividade, Inovação e Sustentabilidade

A Semana da Criatividade, Inovação e Sustentabilidade organizada pelo Curso de Design de Moda da UniAteneu tem como objetivo despertar o interesse e a reflexão do alunado sobre os assuntos que envolvem a temática, considerando a relevância socioeconômica e cultural expresso nos temas da programação do evento.

 

 

A Coordenação do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Ateneu promoverá de 30 de abril a 07 de maio, de forma on-line por meio do canal da UniAteneu no YouTube, da fanpage da UniAteneu no Facebook e no Instagram do curso, nos períodos da manhã e da noite, a Semana da Criatividade, Inovação e Sustentabilidade, voltada para alunos novatos e veteranos dos cursos de graduação de todas as unidades acadêmicas. Na abertura do evento, marcado para acontecer hoje às 16h pelo YouTube e fanpage da UniAteneu, ocorrerá o lançamento do livro “Pense fora do esboço”, de autoria da profª. Fernanda Farias Kreitlow, docente do Curso de Design de Moda da UniAteneu. Estão inclusas na programação atividades como a live sobre upcycling e a modelagem criativa, a realização de live sobre a criatividade e sustentabilidade na construção de figurinos, encontro com a equipe do “Sou de Algodão” e muitas outras para inspirar os participantes.

A Semana da Criatividade, Inovação e Sustentabilidade tem como objetivo despertar o interesse e a reflexão do alunado sobre os assuntos que envolvem a temática, considerando a relevância socioeconômica e cultural expresso nos temas da programação do evento. “O evento pretende abordar várias facetas da criatividade, inovação e sustentabilidade na moda e na produção cultural, pois tudo está conectado, principalmente, com o mundo digital que hoje vivemos. Acredito que esse evento é um grande estímulo para o despertar para as soluções criativas, inovadoras e sustentáveis como inteligência de preservar a vida no planeta”, afirmou a profª. Ms. Regina Almeida, coordenadora do Curso de Design de Moda da UniAteneu.

Na visão da coordenadora, a importância da discussão dessa temática na educação e no mundo todo de uma forma em geral tem um valor imensurável. “Será uma oportunidade de discutir os projetos que fazem reutilização dos refugos das indústrias do setor têxtil e de confecção e de outras atividades, bem como os modos de reaproveitamento desses materiais e serem transformados até em artigos de luxo. E isso somente é possível com uso da criatividade e conhecimento”, complementou a profª. Regina Almeida.

Programação da Semana da Criatividade, Inovação e Sustentabilidade

30 de abril | 16h

Lançamento do livro “Pense fora do esboço”

Faça sua inscrição no link: http://bit.ly/SemanaDaCriatividade_LancamentoDoLivro

Os internautas poderão enviar as suas perguntas durante a transmissão ao vivo. A equipe de apoio irá sortear as perguntas que serão respondidas durante a live.

Assista ao vivo e concorra a um livro autografado.

Link do YouTube:  https://www.youtube.com/UniAteneu

Coordenação do evento: Profª. Ms. Regina Almeida – Coordenadora do Curso de Design de Moda da UniAteneu. É bacharel em Estilismo e Moda, mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, especialista em Gestão Universitária e membra da Câmara Setorial de Moda.

Autora do livro: Profª. Ms. Fernanda Farias Vasconcelos Kreitlow – Docente do Curso de Design de Moda da UniAteneu. É doutoranda em Design de Moda com ênfase em Moda Sustentável pela Universidade do Minho em Portugal, mestra em Negócios Turísticos aliados à Moda pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e é formada em Design de Moda e especializada pela Université Lumiere II, na França.

Apresentação e mediação: Paula Lima – Jornalista e editora do jornal O Povo. É mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); editora-executiva do Labeta, estúdio de Branded Content do O Povo; e está no O Povo desde 2005, onde já atuou nas editorias de Cultura, Primeira Página, Portal, Economia, além de entretenimento e ter passado pela TV.

Convidadas:

Sandra Maia Farias Vasconcelos – Pós-Doutora em Formação de Professores pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); doutora em Ciências da Educação pela Université de Nantes, na França; e é graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É analista do discurso, narratologista, escritora e biógrafa, professora titular da UFC, escritora e autora de livros sobre narrativas de vida, além de ser responsável pela correção final do livro “Pense fora do esboço”.

Raquel Marinho – Professora, estilista criativa e foi a autora da contracapa do livro “Pense fora do esboço”.

Paula Perim – Doutora em Linguística, professora de Escrita Criativa e Acadêmica, autora de “O sapato de Ditinho” e “O Drone de Tonico” e organizadora do “Escrita que Transforma”, coletânea que reúne poesias de seus alunos da oficina que já impactou mais de 150 alunos e alunas no Brasil e nos Estados Unidos. A coletânea conta com dois volumes, um publicado no Brasil e outro na Amazon internacional. A escritora acredita que todo mundo pode escrever e vivenciar a experiência literária, desde que se permita participar do processo de criação. Ela é escritora de criatividade infantil e escreveu a introdução do livro “Pense fora do esboço”.

Araguacy Paixão Almeida Filgueira – É doutora, mestre em Economia Rural, especialista em Engenharia Têxtil e graduada em Economia Doméstica. Além de trabalhar em projeto de pesquisa, coordena projetos de extensão que envolvem o Design Social – inclusão, empreendedorismo e sustentabilidade. É professora e escreveu sobre a autora do livro, a profª. Fernanda Farias. É docente do Curso de Design de Moda da UFC e vice-diretora e coordenadora de programas acadêmicos do Instituto de Cultura e Arte da UFC.

03 de abril | 9h

Live “Upcycling e a Modelagem Criativa”

Palestrante: Cynthia Holanda – Doutoranda pelo Curso de Doutoramento em Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (Faul) em Portugal, mestre em Psicologia e é designer de Moda. É professora da área de modelagem e engenharia do produto de moda do Curso Design de Moda do UniAteneu e outras instituições de ensino superior de Fortaleza.

Mediadora: Profª. Lilian Carvalho – Mestre em Moda e Comunicação pela Universidade de Minho em Portugal e designer de Moda. É professora da área de Fundamentos de Design e Linguagem Visual, Metodologia Projetual de Design e Visual Merchandising do Curso Design de Moda do UniAteneu e de outras IES de Fortaleza.

Live pelo Instagram do Curso de Design de Moda: @designdemodauniateneu

03 de abril | 19h

Live “A criatividade e sustentabilidade na construção de figurinos”

Palestrante: Lara Leôncio Pereira – Graduada em Design de Moda pela UniAteneu e graduanda em Teatro (Licenciatura). É atriz, figurinista e produtora cultural.

Mediadora: Profª. Lilian Carvalho. Mestre em Moda e Comunicação pela Universidade de Minho em Portugal e designer de Moda. É professora da área de Fundamentos de Design e Linguagem Visual, Metodologia Projetual de Design e Visual Merchandising do Curso Design de Moda do UniAteneu e de outras IES de Fortaleza.

Coordenação: Profª. Ms. Regina Almeida – Coordenadora do Curso de Design de Moda da UniAteneu. É bacharel em Estilismo e Moda, mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, especialista em Gestão Universitária e membra da Câmara Setorial de Moda.

Live pelo Instagram do Curso de Design de Moda: @designdemodauniateneu

04 de maio | 10h

Encontro com a equipe do “Sou de Algodão”

Convidados:

André Hidalgo – Diretor artístico da Casa de Criadores, a maior semana de moda autoral brasileira, há mais de 20 anos.

Manami Kawaguchi Torres – Gestora de relacionamento institucional do movimento “Sou de Algodão”.

Jorge Feitosa – Nordestino do agreste de Pernambuco, é costureiro/estilista e professor e atualmente atende em seu ateliê em São Paulo.

Mediadora: Profª. Sara Ruth Grangeiro – Doutoranda em Design pela Universidade de Lisboa em Portugal, mestra em Psicologia e designer de Moda. É professora da área de pesquisa em Semiótica da Moda, Design de Calçados e Acessórios e Produção de Moda da UniAteneu. É também pesquisadora de economia criativa e sustentabilidade.

Live pelo Instagram do Curso de Design de Moda: @designdemodauniateneu

04 de maio | 19h

Live “Moda Colab – Encontro com Weider Silveiro e Paula Baiôco

Convidados:

Paula Baiôco – Designer de Moda pela Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR), especialista em Design de Moda pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Cetiqt) e especialista em Pellletteria (artigos de couro) pela Scuola del Cuolo de Florença na Itália.

Weider Silveiro – Estilista piauiense graduado pela UFC e radicado em São Paulo. Faz parte do line up oficial da Casa de Criadores desde 2006. É consultor de estilo em confecções e indústria têxtil, tanto em malharias nacionais, como em importadores. É destaque em editorial de moda nas principais revistas nacionais, assim como vestindo diversos artistas famosos. Faz desfiles na Colômbia e Chile e trabalhos de styling na China. Weider se destaca pela excelência do seu trabalho e possui a sua marca própria e homônima desde 2004.

Mediadora: Profª. Sara Ruth Grangeiro – Doutoranda em Design pela Universidade de Lisboa em Portugal, mestra em Psicologia e designer de Moda. É professora da área de pesquisa em Semiótica da Moda, Design de Calçados e Acessórios e Produção de Moda da UniAteneu. É também pesquisadora de economia criativa e sustentabilidade.

Live pelo Instagram do Curso de Design de Moda: @designdemodauniateneu

05 de maio | 9h

Live “Os têxteis tecnológicos no combate à Covid 19”

Participantes: Jefferson Mendes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), profª. Regina Almeida e Sara Ruth Grangeiro.

Live pelo Instagram do Curso de Design de Moda: @designdemodauniateneu

05 de maio | 19h

Live “Criatividade no digital – criatividade é o que é real”

Convidada: Iorrana Aguiar – Estilista, cool hunter, designer têxtil e profissional de Marketing para o Digital.

Mediadora: Profª. Ms. Fernanda Farias Vasconcelos Kreitlow – Docente do Curso de Design de Moda da UniAteneu. É doutoranda em Design de Moda com ênfase em Moda Sustentável pela Universidade do Minho em Portugal, mestra em Negócios Turísticos aliados à Moda pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e é formada em Design de Moda e especializada pela Université Lumiere II, na França.

Live pelo Instagram do Curso de Design de Moda: @designdemodauniateneu

06 de maio | 9h

Live “Ateliê Criativo”

Convidada: Vaneska RebouçasDesigner de Moda graduada pela UniAteneu e artesã na marca Caroá. É costureira, modista, arteira e brincante de cultura popular.

Mediação: Mônica Gabriel Albuquerque – Designer de Moda, economista e tem MBA de Gestão do Design de Moda. É consultora de Moda, imagem e estilo e professora de Produção de Moda, Planejamento de Carreira, além de ser professora da graduação e da pós-graduação da UniAteneu.

Live pelo Instagram do Curso de Design de Moda: @designdemodauniateneu

06 de maio | 19h

Live “Decifrando Artifício Fúcsia”

Vídeo documentário cênico-experimental de Ruth Aragão, Raí Santorini, Honório Félix e Toni Bevenutti.

Palestrantes:

Ruth Aragão – Figurinista e estilista com pós-graduação em Criação de Imagem e Styling de Moda pelo Senac de São Paulo que lhe possibilitou sistematizar suas pesquisas, inquietações, conhecimentos e saberes. Atua também como professora e criadora de moda e figurino.

Raí Santorini Iluminador cênico que desempenha seu ofício desde 2012. Tem formação também como ator pelo Curso Princípios Básicos de Teatro (CPBT), do Theatro José de Alencar.

Live pelo Instagram do Curso de Design de Moda: @designdemodauniateneu

07 de maio | 9h

Live “Adornando ambientes”

Palestrantes

Roberto Dias – Designer de produtos e acessórios de moda para ambientes. Na sua linha de criatividade, tem os colares decorativos feitos das mais variadas matérias-primas da natureza, esculturas e tudo feito à mão.

Live pelo Instagram do Curso de Design de Moda: @designdemodauniateneu

07 de maio | 19h

Live “Moda Colab: Encontro com Vítor Cunha e Luis Butrago”

Vítor CunhaDesigner de Moda graduado pela UniAteneu e premiado pelo Moda Contemporânea e desfile Dragão Fashion Brasil de 2019 e 2020.

Luis ButragoAluno do Curso de Design de Moda da UniAteneu, modelista e designer premiado pelo concurso Moda Contemporânea 2019.

Compartilhe

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO