Curso de Design de Moda inicia disciplina “Planejamento e Desenvolvimento de Coleções” com novas metodologias

A inovação na disciplina aconteceu, principalmente, no aumento de conteúdo e atividades práticas e na carga horária, assim como houve a atualização da bibliografia e a inovação na metodologia.

 

A nova metodologia já é uma das novidades do novo currículo do Curso de Design de Moda implantado em 2021.

O Curso de Design de Moda do Centro Universitário Ateneu deu início no dia 24 de agosto, na unidade acadêmica Reitoria, às atividades da disciplina de “Planejamento e Desenvolvimento de Coleções”, com a aula do 1º módulo sobre “Metodologia Internacional Hybrid Creative Product (HCP)”, ministrado pela consultora Gabriela Galatti, da empresa Diomedea, sob a mediação da profª. Drª. Fernanda Farias, docente titular da disciplina.

A nova metodologia já é uma das novidades do novo currículo do Curso de Design de Moda implantado em 2021, que traz a disciplina “Planejamento e Desenvolvimento de Coleções” como a principal disciplina profissionalizante para o perfil do profissional da área da Moda. A inovação não aconteceu somente na mudança do nome da disciplina, que antes se chamava “Planejamento de Coleções”, mas, principalmente, no aumento de conteúdo e atividades práticas e na carga horária, assim como houve a atualização da bibliografia e a inovação na metodologia.

No currículo atual, o plano da disciplina implantou a metodologia internacional HCP”, desenvolvida pelo professor e economista italiano Enrico Cietta, voltada para a gestão de modelos de negócio de moda, através de convênio de cooperação entre o Centro Universitário Ateneu e a empresa Diomedea. Através do convênio, a disciplina “Planejamento e Desenvolvimento de Coleções” conta com três módulos que serão ministrados pelas consultoras da Diomedea e mediadas pela profª. Drª. Fernanda Farias, no turno da noite. O objetivo principal é proporcionar a formação de um profissional alinhado com as demandas dos negócios de moda.

“A implantação de novas metodologias na disciplina ‘Planejamento e Desenvolvimento de Coleções’, principalmente, a HCP e os conteúdos teóricos práticos que fundamentam essa nova metodologia fortalecem o currículo do Curso Design de Moda, além do alinhamento do curso com as demandas do setor produtivo da cadeia têxtil e de confecções, tendo em vista a formação de um perfil profissional mais preparado para atuar no mercado de trabalho”, afirmou a profª. Ms. Regina Almeida, coordenadora do Curso de Design de Moda da UniAteneu.

Diomedia

Sobre a empresa Diomedea, o seu fundador é o economista Enrico Cietta, criador da metodologia internacional Hybrid Creative Product (HCP) ou Produto Criativo Híbrido, e especialista em polos industriais (APLs) e indústrias criativas híbridas (moda e design), tendo realizado palestras em eventos internacionais na Itália, Brasil, Portugal, Espanha, Japão, Índia, Colômbia e Emirados Árabes Unidos.

A sede da Diomedea está situada em Milão, na Itália, onde atua há mais de 20 anos propondo estratégias de negócios, tanto na Itália quanto em outros países do mundo. A empresa possui sedes operativas na Itália e no Brasil, cuja atuação já acontece desde 2014 com consultoria estratégica em negócios de moda.

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