Curso de Farmácia da UniAteneu promove a I Jornada Científica da Farmácia com abordagem de temas atuais na área

A I Jornada Científica da Farmácia tem como público-alvo os alunos da graduação em Farmácia e dos demais cursos na área da Saúde.

 

O objetivo da I Jornada Científica da Farmácia é proporcionar um encontro de acadêmicos e profissionais da Farmácia e áreas afins e a comunidade.

O Curso de Farmácia do Centro Universitário Ateneu realizará nos dias 18 e 19 de junho de 2021, pela plataforma Google Meet, a I Jornada Científica da Farmácia. O evento tem como público-alvo os alunos da graduação em Farmácia e dos demais cursos na área da Saúde. As inscrições são gratuitas e já estão abertas no link https://bit.ly/JornadaCientificaFarmacia. No dia 18 de junho, a jornada acontecerá de 8h às 12h e 18h às 22h; e no dia 19 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O objetivo é proporcionar um encontro de acadêmicos e profissionais da Farmácia e áreas afins e a comunidade, tendo como foco principal uma troca de informações com ampla discussão sobre conceitos inerentes à pandemia e relacionados à atuação do farmacêutico.

“Frente ao momento ímpar da pandemia do novo coronavírus, o evento on-line nos permitirá a troca de informações e a apresentação de trabalhos científicos, com uma expectativa positiva em alcançar a participação e integração de todos os alunos do Curso de Farmácia e demais alunos de outras áreas da Saúde, nos dois dias do evento. Será um momento muito enriquecedor, com a participação de profissionais especialistas na área da Farmácia”, afirmou a profª. Drª. Markênia Kélia Santos Alves Martins, coordenadora do Curso de Farmácia da UniAteneu.

Confira a programação da I Jornada Científica da Farmácia

 

18 de junho | 8h10min às 9h20min

Palestra On-line 1

Tema: O ensino, a pesquisa e a extensão no contexto da formação profissional

Palestrante: Prof. Dr. Carlos André Moura Arruda – Doutor e mestre em Saúde Pública, especialista em Pesquisa Científica e em Educação Comunitária em Saúde e é pedagogo. É docente e coordenador de Pesquisa, Inovação e Extensão Curricular da UniAteneu.

18 de junho | 10h às 12h

Mesa Redonda On-line 1

18 de junho | 10h às 12h

Tema: Covid-19: Aspectos microbiológicos e novos alvos terapêuticos

Palestrantes:

Prof. Dr. Pedro Filho Noronha de Souza – Doutor em Bioquímica com ênfase em Virologia. Atualmente, ocupa o cargo de analista no setor de Biologia Molecular da Unidade de Apoio ao Diagnóstico de Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará (Fiocruz/CE); e é colaborador externo do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde atua no desenvolvimento de drogas direcionadas para o SARS-CoV-2.

Prof. Ms. Francisco Mário Sidney Oliveira – Mestre em Microbiologia, biomédico e professor com experiência na área de Biologia Molecular e de Microbiologia Médica com ênfase em Virologia.

18 de junho | 18h às 19h

Palestra On-line 2

Tema: Aspectos farmacológicos gerais da Covid-19

Palestrante: Prof. Dr. Francisco Washington Araújo Barros – Doutor e mestre em Farmacologia e graduado em Farmácia e Química. Desenvolve pesquisa na área de Oncologia Experimental testando novos compostos (naturais e sintéticos) em modelos de câncer in vitro e in vivo como parte dos estudos pré-clínicos. Nesse contexto, realizou seu estágio pós-doutoral em Nanotecnologia Anticâncer na British Columbia Cancer Agency (Vancouver, Canadá). Atualmente, também é docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), lotado no Instituto de Ciências da Saúde no qual ministra aulas de Bioquímica e Farmacologia.

18 de junho | 19h30min às 22h

Mesa Redonda On-line 2

Tema: Vacinas para Covid-19: Tipos, aspectos imunológicos e eficácia

Palestrantes:

Prof. Drª. Deborah Moura Rebouças – Pós-doutora em Biologia Molecular, doutora em Bioquímica e em Ciências Ambientais e mestre em Bioquímica.

Profª Drª. Natássia Ribeiro – Pós-doutora em Bioquímica Farmacológica e doutora e mestre em Bioquímica. Atua, principalmente, nos temas relacionados à Bioquímica Farmacológica e Biotecnologia.

19 de junho | 8h às 12h e 14h às 18h

Apresentação de Trabalhos de Extensão On-line

Temas dos Trabalhos:

Sobre a Covid-19:

– Características gerais do novo coronavírus

– Fisiopatologia

– Epidemiologia

– Tecnologia das vacinas

– Medidas preventivas

– Atuação dos profissionais de saúde

Compartilhe

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO