Curso de Nutrição da UniAteneu promove a I Feira de Produtos Alimentícios na unidade Lagoa de Messejana

A I Feira de Produtos Alimentícios proporcionou uma experiência de sabores, aromas, conteúdo nutricional e empreendedorismo.

O Curso de Nutrição do Centro Universitário Ateneu realizou no dia 30 de novembro na unidade acadêmica Lagoa de Messejana a I Feira de Produtos Alimentícios, uma exposição de alimentos que foram elaborados pelos alunos da disciplina Desenvolvimento de Produtos Alimentícios, que reuniu alunos de vários semestres, assim como discentes e docentes de diferentes cursos. O evento proporcionou uma experiência de sabores, aromas, conteúdo nutricional e empreendedorismo, com receitas mais saudáveis sem glúten e sem lactose, veganas e com baixo índice glicêmico. A atividade foi coordenada pela profª. Samara Mesquita, docente do Curso de Nutrição da UniAteneu.

“A disciplina de Desenvolvimento de Produtos Alimentícios tem o intuito de desafiar o aluno de Nutrição, a levá-lo a usar o seu embasamento cientifico que foi absorvido durante a sua graduação junto à pesquisa de mercado. Dessa forma, proporciona a oportunidade de materializar o conhecimento, e ainda o inserir no atual gosto do consumidor. O evento me levou a observar fora da caixa e me deu um gostinho de empreendedorismo em forma de hambúrguer”, relatou Adélia Soares, aluna do Curso de Nutrição da UniAteneu. Ela conta que ficou feliz pela oportunidade e se desafiou a pensar em um produto que pudesse agregar valor nutricional e sabor, e que ainda provocasse no consumidor um pensamento: “Nem tudo que é saudável tem que ser sem gosto, logo, sem graça”.

Para Gerson Amaro de Oliveira, aluno do Curso de Nutrição da UniAteneu, a experiência foi desafiadora, uma vez que foi preciso refletir sobre as necessidades dos consumidores, no desenvolvimento de um produto de qualidade, além de considerar os benefícios nutricionais do mesmo. “Dentro desse contexto que o evento nos proporcionou, percebemos que a vivência foi bastante construtiva, pois trocamos muitos conhecimentos e relacionamos os estudos teóricos à nossa prática profissional. O local escolhido para a divulgação do nosso produto (creme de avelã e cacau) e dos demais colegas de turma, no pátio de entrada da faculdade, favoreceu a participação do público, que contava com alunos, professores e demais colaboradores da instituição. Na ocasião, promovemos uma ação de degustação do creme e dos acompanhamentos”, afirmou o discente.

“Posso dizer que foi uma experiência fantástica, pois foi realizada uma atividade diferente de tudo o que já estudamos no curso, uma atividade de produção de um produto novo que nunca havia feito antes. Foi desafiador planejar, criar e colocar em prática um pouco do que estudamos na sala de aula. Foi uma sensação única de poder quem sabe ter um produto novo com qualidade, saudável e bem aceito pelo público no mercado alimentício”, relatou Raquel Pereira Câmara, aluna do Curso de Nutrição da UniAteneu. Segundo ela, é preciso enquanto acadêmicos passar por essas etapas para o crescimento profissional e atividades como a feira, por exemplo, trouxe a sensação de querer fazer mais e melhor. “Ver os alunos interagindo, criando se esforçando foi arrebatador para o crescimento individual e em equipe”, complementou.

“A I Feira de Produtos Alimentícios foi pensada como uma oportunidade para os alunos da disciplina de Desenvolvimento de Produtos Alimentícios vivenciarem a experiência de criação e elaboração de um produto, desde sua ideia inicial até sua exposição final. Os alunos fizeram inicialmente uma pesquisa de mercado para coletar sugestões. No decorrer das aulas, as demais etapas foram sendo desenvolvidas, incluindo a apresentação do pré-projeto, teste do produto e desenvolvimento de rótulo nutricional, de acordo com a legislação vigente”, explicou a profª. Samara Mesquita, docente do Curso de Nutrição da UniAteneu.

Na visão da docente organizadora do evento, a feira trouxe a troca de saberes entre alunos, professores, gestores e visitantes presentes na unidade Lagoa de Messejana. Após a degustação, as pessoas preencheram um formulário avaliativo, com o intuito de conferir uma devolutiva quanto às principais características dos produtos. “Espera-se que esta tenha sido a primeira edição, e que a experiência seja aperfeiçoada com as próximas turmas”, disse a profª. Samara Mesquita.

“Realizamos a nossa I Feira de Produtos Alimentícios do Curso de Nutrição da UniAteneu. Contamos com um time de professores super engajados, representado pela profª. Samara Mesquita, que fazem com que os alunos realmente possam praticar o que aprenderam em sala de aula. Os alimentos, que tinham uma proposta mais saudável, mais funcional, foram pensados desde a formulação até a embalagem. Muito orgulho do emprenho de todos”, avaliou a profª. Ma. Gerusa Matias, coordenadora do Curso de Nutrição da UniAteneu.