Curso de Odontologia da UniAteneu promove a Cerimônia do Jaleco para alunos que ingressaram em 2020 e 2021

Na noite desta terça-feira (30), alunos do Curso de Odontologia da UniAteneu participaram da Cerimônia do Jaleco, um momento marcante no processo de formação acadêmica deles.

Em seu discurso, o prof. Dr. Herbert Gomes falou da importância do marco e do que representa para a trajetória acadêmica do aluno a Cerimônia do Jaleco, assim como os desafios que todos os alunos têm para construir uma carreira de sucesso.

O Curso de Odontologia do Centro Universitário Ateneu realizou no dia 30 de novembro na unidade acadêmica Lagoa de Messejana a Cerimônia do Jaleco, em dois momentos com alunos que ingressaram na graduação em 2020 e 2021 e que estão entre o 1º e 4º semestres. Além dos 21 acadêmicos e seus respectivos padrinhos, o evento contou com a participação do prof. Dr. Herbert Gomes Martins, pró-reitor acadêmico da UniAteneu; a profª. Ma. Mirele Cavalcante, coordenadora geral de cursos da UniAteneu; a profª. Drª. Manoela Figueirêdo, coordenadora do Curso de Odontologia da UniAteneu; a profª. Ma. Joyce Magalhães, coordenadora da Clínica Escola de Odontologia da UniAteneu, entre outros gestores.

Em seu discurso, o prof. Dr. Herbert Gomes falou da importância do marco e do que representa para a trajetória acadêmica do aluno a Cerimônia do Jaleco e dos desafios que todos os alunos têm para construir uma carreira de sucesso. Na ocasião, ressaltou o crescimento da UniAteneu e da qualidade no ensino que a instituição vem investindo ao longo de toda a sua existência, visando promover uma formação de excelência. Por fim, desejou boa sorte aos alunos na caminhada profissional e ainda durante o processo formativo no centro universitário.

Durante o evento, a profª. Drª. Manoela Figueirêdo compartilhou com o público sobre a história da Odontologia e da profissão do cirurgião-dentista, a simbologia e o significado do jaleco, o crescimento do exercício da Odontologia até a criação dos conselhos que regulamentam a profissão e os recursos que a profissão tem adquirido com as novas tecnologias. O momento mais marcante e emocionante da cerimônia foi quando os padrinhos vestiram os acadêmicos com o jaleco, dando todo o sentido à realização da solenidade. Na sequência, alunos escolhidos fizeram a leitura do juramento e todos os demais ficaram posicionados com a mão direta levantada na altura do ombro.

“A Cerimônia do Jaleco é um evento sempre esperado, sonhado e planejado pelos alunos. Cada detalhe, desde a árdua escolha de quem apadrinha-os neste momento de tamanha importância, pois colocará em suas costas o jaleco, símbolo da responsabilidade que irão carregar de agora por diante no cuidado do próximo, até a escolha de quem fará o juramento, da vestimenta e dos possíveis cenários para fotos no registro de cada detalhe. Desejamos que este entusiasmo só cresça, à medida que os conhecimentos na área da Odontologia vão se revelando para eles e que continuem na busca incansável pelas soluções de cada caso embasados sempre na técnica, na ciência e na ética, tudo isso com o profundo e acolhedor lado humano”, afirmou a profª. Drª. Manoela Figueirêdo.