Curso de Pedagogia da UniAteneu lança livro com o título “Patrimônio, Educação e Cultura”

O livro “Patrimônio, Educação e Cultura”, lançado pelo Curso de Pedagogia da UniAteneu, tem o objetivo de contribuir e refletir sobre a importância de se trabalhar o patrimônio cultural nas escolas, possibilitando que os alunos conheçam o histórico e o contexto social em que eles estão situados.

L

Os organizadores do livro foram a profª. Ma. Emanuele Oliveira da Fonseca Matos e o prof. Dr. Janote Pires Marques.

O Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu elaborou uma coletânea de artigos escritos por professores e alunos da graduação e editou um livro que tem como título “Patrimônio, Educação e Cultura”, cujos organizadores foram a profª. Ma. Emanuele Oliveira da Fonseca Matos, coordenadora do Curso de Pedagogia na unidade acadêmica Messejana; e o prof. Dr. Janote Pires Marques, docente do curso. A obra tem o objetivo de contribuir e refletir sobre a importância de se trabalhar o patrimônio cultural nas escolas, possibilitando que os alunos conheçam o histórico e o contexto social em que eles estão situados.

Segundo a profª. Ma. Emanuelle Oliveira, a temática abordada no livro está sendo amplamente discutida no âmbito da Educação atualmente, principalmente pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “O conteúdo sobre patrimônio histórico é um dos assuntos mais discutido na disciplina de “História”. No entanto, muitos professores não conhecem com propriedade esse assunto e o abordam de forma superficial. Esse livro irá contribuir sobre a relevância da temática”, ressalta a coordenadora.

“O livro ‘Educação, Patrimônio e Cultura’ é fruto de pesquisas na área de educação patrimonial desenvolvida por professores e alunos do Curso de Pedagogia da UniAteneu. É importante destacar que pesquisas com esta temática são importantes para a valorização da cultura local e contribuem na formação para a cidadania, que é um dos eixos norteadores da educação brasileira”, afirmou o prof. Dr. Janote Pires. A versão digital do livro está disponível no link: Educação, Patrimônio e Cultura.