Curso de Pedagogia da UniAteneu promove encontros formativos sobre a temática da educação inclusiva

Aconteceu nos dias 25 e 26 de junho, através do perfil do Instagram do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu, uma série de lives com o tema “Educação Inclusiva: discutindo a deficiência visual”, organizada pelo Curso de Pedagogia da UniAteneu. A ação reuniu estudantes da graduação em Pedagogia com o objetivo de proporcionar um encontro entre estudantes e a sociedade em geral e acadêmica, tendo como foco principal socializar e discutir os estudos e produções realizadas pela turma no Curso de Extensão em Educação Inclusiva, além de relacionar tais pautas à atuação pedagógica do pedagogo.

Nesta ação, foram realizadas rodas de conversas on-line com os temas “Reflexões iniciais sobre a deficiência visual”, “Analisando a deficiência visual através de filmes” e “Dicas básicas para professores de crianças com deficiência visual”. Todas as rodas de conversas foram organizadas, planejadas e realizadas pela própria turma com a orientação do prof. Dr. Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues, docente do Curso de Pedagogia da UniAteneu.

O aluno Willian Oliveira de Sousa, do 2º semestre do Curso de Pedagogia, falou sobre a experiência no curso de extensão. “O curso de extensão realizado pelo Curso de Pedagogia da UniAteneu proporcionou uma experiência super empolgante para nós discentes! Aprendemos sobre inclusão e debatemos e refletimos sobre vários assuntos voltados a educação. Através de vários trabalhos em grupo, tivemos a oportunidade de crescermos e aprendermos juntos e destaco a live que encerrou com chave de ouro a vivência e experiência do curso”, ressaltou o aluno.

“O curso de extensão nos possibilitou uma visão mais ampla sobre a inclusão. Para mim, foi de grande relevância, pois estou no processo de produção do Trabalho de Conclusão de cursos (TCC) que vai abordar sobre a inclusão, e a extensão veio justamente com esse tema. Durante esses quase quatro meses de curso, aprendi tantas coisas, cada aula um conteúdo riquíssimo sobre o assunto. As histórias, os trabalhos feitos são novos conhecimentos que vou levar para a vida. O que posso dizer é que sou grata ao professor Jahannes e ao centro universitário por esse projeto maravilhoso que nos fez enxergar não com os olhos e sim com o coração”, afirmou a aluna Maria Marlene da Silva, do 3º semestre do Curso de Pedagogia.

Thatiana Gonçalves de Carvalho Silveira, do 3° semestre do Curso de Pedagogia, relatou que a experiência no curso de extensão foi considerada como um divisor de águas na sua vida acadêmica. “A live que fizemos no Instagram foi um grande desafio. Analisar a deficiência visual através de filmes foi de muito aprendizado. Agradeço a oportunidade de ter vivenciado momentos de conhecimentos em abundância e de poder aprender um pouco mais com esse profissional que tanto admiro, que é o professor Jahannes”, disse a aluna.

O curso de extensão tem como título “Educação inclusiva na educação básica: desafios e possibilidades” e visa fortalecer uma formação de professores e professoras pautadas em conhecimentos essenciais para a implementação de uma escola inclusiva e preparar estudantes para essa nova realidade adotada pelas escolas inclusivas. Isto favorece a diversidade, na medida em que considera que todos os alunos podem ter alguma deficiência, seja ela física ou intelectual.