Curso de Pedagogia desenvolve projeto de braço robótico na disciplina de “Matemática: conteúdos e métodos”

O projeto de criação do braço robótico auxilia na promoção do letramento matemático, bem como o trabalho colaborativo e coletivo.

O projeto teve como orientador de todo o processo de construção dos braços robóticos hidráulicos o prof. Dr. Francisco Jahannes dos Santos.

Ao longo dos meses de setembro e outubro, alunos do Curso de Pedagogia do Centro Universitário Ateneu na unidade acadêmica Harmony – Bezerra de Menezes construíram um braço robótico hidráulico como parte dos estudos e atividades práticas da disciplina de “Matemática: conteúdos e métodos”. A atividade teve como orientador de todo o processo de construção dos braços robóticos hidráulicos o prof. Dr. Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues, docente do Curso de Pedagogia da UniAteneu.

“O uso da robótica no processo de aprendizagem matemática auxilia o aluno a desenvolver competências e habilidades matemáticas fundamentais, como a resolução de problemas, o potencial argumentativo e hipotético, a criatividade, a associação dialógica entre teoria e prática e o uso funcional de conceitos matemáticos no cotidiano. Tal atividade auxilia na promoção do letramento matemático, bem como o trabalho colaborativo e coletivo”, afirmou o prof. Dr. Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues.

A aluna Vanessa Célia da Silva, que está no 7° semestre do Curso de Pedagogia, relatou que foi desafiador a realização do projeto. “Fiz várias adaptações, aumentei os moldes, providenciei os materiais, que não foram fáceis de encontrar, e fui montando parte por parte. Montei e desmontei inúmeras vezes até que cada peça se encaixasse em seu devido lugar, e deu certo. Foi uma experiência que nunca vou esquecer. Colocá-lo para funcionar e vê-lo funcionando é surreal. É muito gratificante concluir e ter aquela sensação de que somos capazes de fazer qualquer coisa. Eu faria novamente, se preciso fosse”, disse a discente.

“Quando se tem um orientador dedicado, e que seu interesse seja trabalhar o conteúdo de forma lúdica, tudo fica mais fácil. A experiência em trabalhar em grupo foi ímpar, pois podemos dar voz e vez a cada um. Cada opinião é importante. Eu, particularmente, não achei difícil. Porém, existiam algumas habilidades que não tinha domínio, e com toda a certeza com a ajuda de minhas colegas eu consegui entender exatamente o que deveríamos executar. Conseguimos concluir com sucesso o nosso braço mecânico e aprendi que se não trabalharmos em equipe, nada flui”, disse Francisca Gisnália Barbosa da Silva, aluna do 7° semestre do Curso de Pedagogia da UniAteneu.

Ainda sobre o processo de construção do braço robótico hidráulico na disciplina, o prof. Dr. Francisco Jahannes esclareceu que o seu uso como recurso didático proporcionou à turma uma aprendizagem experiencial, mais dinâmica e dialógica com os princípios e fundamentos do ensino da Matemática. “A turma pôde conferir de forma prática como unidades temáticas (número, álgebra, geometria, grandezas e medidas, proporção e estatística) podem ser trabalhadas no formato de projeto com crianças e jovens. Em paralelo à construção do braço mecânico, a turma refletiu sobre didática em Matemática, aprendizagem por projetos e letramento matemático”, complementou.