Curso de Psicologia da UniAteneu realiza a I Jornada SPA para preparar os alunos para as atividades práticas

A I Jornada SPA UniAteneu contará com a participação de professores, profissionais, alunos e estagiários que atuarão no Serviço de Psicologia Aplicada

Instituído com o propósito de atender a comunidade, com a organização e acompanhamento da Coordenação do Curso de Psicologia do Centro Universitário Ateneu, o Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) possibilita que alunos da Psicologia coloquem em prática os aprendizados obtidos em sala de aula. Com este intuito é que amanhã (26), das 14h às 17h e de 19h às 21h30min, de forma online pela plataforma Microsoft Teams, alunos veteranos e calouros participarão da I Jornada SPA UniAteneu, que tem como objetivo de debater a clínica psicológica em suas diversas abordagens. O evento, realizado em parceria com o Instituto Gestalt do Ceará, contará com a participação de alunos do último ano que irão realizar o estágio profissional.

Na abertura da jornada, o prof. Alexandre Melo Diniz, coordenador do Curso de Psicologia na unidade acadêmica Grand Shopping apresentará a proposta geral da jornada dos estagiários neste ano, que abrangerá múltiplas áreas da Psicologia. Ele fará a apresentação juntamente com a profª. Denise Neiva, coordenadora do Curso de Psicologia na unidade Antônio Bezerra. “Esse será um momento de discussão sobre a inserção dos alunos em campo. A I Jornada do SPA será uma oportunidade de resgate das questões éticas e práticas que envolvem o trabalho do psicólogo”, explica Alexandre Melo.

A primeira mesa de debate acontecerá a partir das 14h30min, com o tema “Aspectos práticos e éticos para a execução dos estágios”, ”, contará com a presença das professoras e psicólogas Brenna Braga e Karlinne Souza, que atuam nas unidades Grand Shopping e Antônio Bezerra, respectivamente. Na sequência, a partir das 19h, ocorrerão dois momentos de discussão, sobre os temas “A clínica e seus desdobramentos práticos: como empreender enquanto psicólogo?”, com o palestrante Silvério Karwowski. Em seguida, será a vez do debate sobre o tema “A prática clínica na perspectiva das três concorrentes psicológicas: psicanálise, comportamental e humanismo”, que será como participantes a profª. Ana Paula Bezerra, prof. esp. Antônio Martins e a profª. Drª. Sâmia de Carliris.