Cursos de Engenharias Civil e de Engenharia de Produção da UniAteneu promovem o 1° Ciclo de Palestras

O Ciclo de Palestras dos cursos de Engenharias da UniAteneu aconteceu na unidade academica Lagoa da Messejana.

Aconteceu no dia 24 de novembro, na unidade acadêmica Lagoa de Messejana, o 1º Ciclo de Palestras dos Cursos de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção do Centro Universitário Ateneu. O evento foi realizado em parceria com as coordenações dos cursos de Engenharia, com a Diretoria de Pós-Graduação da UniAteneu e com o Crea-Jr – Núcleo Fortaleza do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE). Na ocasião, ocorreram as palestras com os temas “Novos tempos: um novo olhar para o futuro” e “A importância do engenheiro de Segurança do Trabalho para as empresas e a sociedade”.

Na primeira palestra, foi abordado sobre os desafios na profissão e como mitigá-los dentro da área da Engenharia, com os palestrantes Samuel Gomes da Silva, acadêmico de Engenharia em Energias Renováveis e Engenharia Civil e que atua na gestão do Crea Jr. – Núcleo Fortaleza como coordenador de Comunicação; e Tereza Raquel de Souza Alves, estagiária de Segurança do Trabalho na Assessoria Brasil SSMA e de Engenharia Civil no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), atuando também na gestão de Coordenação Geral do programa Crea Jr. – Núcleo Fortaleza. Eles aproveitaram o evento para apresentar o programa Crea-Jr e como os alunos dos cursos de Engenharia podem participar. O programa oferece capacitação gratuita, além de aproximar os futuros engenheiros do conselho profissional.

Já na segunda palestra, foi falado sobre a importância do engenheiro de segurança do trabalho para as empresas e a sociedade, com o prof. José Nilson, engenheiro eletricista, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e tem MBA em Sistema de Gestão Integrado de Saúde, Meio Ambiente e Segurança. Ele é engenheiro eletricista da Enel há 15 anos e engenheiro de Segurança do Trabalho na Construtora Norberto Odebrecht há 11 anos.

O coordenador dos dois cursos de Engenharia de UniAteneu, prof. Me. Thales Costa, acredita que o evento atingiu os seus objetivos, ampliando os horizontes dos futuros engenheiros, bem como incentivando a educação continuada. Ele conta que os alunos saíram satisfeitos e interessados pela área da Segurança do Trabalho, onde apenas engenheiros e arquitetos são permitidos a atuar de forma a garantir a segurança de toda a comunidade. “Aproveitamos para parabenizar a todos os engenheiros e técnicos de segurança do trabalho pelo seu dia, 27 de novembro, destacando a importância deste profissional para as empresas e para toda a sociedade”, ressaltou o coordenador.