Cursos de Engenharias da UniAteneu realizarão em parceria o I Desafio de Pontes de Macarrão

As inscrições para o I Desafio de Pontes de Macarrão acontecem de 1º de outubro e prosseguem até 1º de novembro de forma on-line.

O I Desafio de Pontes de Macarrão é aberto à comunidade interna e externa do Centro Universitário Ateneu.

Os cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Centro Universitário Ateneu realizarão em parceria no dia 1º de dezembro, na unidade acadêmica Lagoa de Messejana, o I Desafio de Pontes de Macarrão da UniAteneu. O evento tem como objetivo geral aplicar conhecimentos básicos de Estática e Resistência dos Materiais para resolver problemas de Engenharia. As inscrições acontecem de 1º de outubro e prosseguem até 1º de novembro de forma on-line pelo link https://bit.ly/DesafioDePontesDeMacarrao.

O desafio é aberto à comunidade interna e externa da instituição e será composto por oficina sobre a produção de pontes de macarrão; minicurso de ftool oferecido pelo corpo docente do Curso de Engenharia Civil da UniAteneu; desafio de pontes de macarrão; e ciclo de palestras com convidados especiais. Os objetivos específicos do evento são estes: projetar sistemas estruturais simples; colocar em prática o que é estudado e abordado dentro das salas de aula; e estimular a criatividade e aceitação de novos desafios explorando o trabalho em equipe e a competitividade.

“A construção de pontes de macarrão aperfeiçoa conhecimentos prévios dos alunos, além de instigar o seu aprimoramento. Os alunos vão se desafiar, e baseado em cálculos, construir pontes de macarrão. Ao final, vamos verificar a capacidade de suporte de carga de cada ponte, gerando uma competição sobre a ponte de maior suporte”, afirmou o prof. Me. Thales Henrique Silva Costa, coordenador dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção da UniAteneu.

Veja na íntegra o edital do evento.

Confira o cronograma do I Desafio de Pontes de Macarrão da UniAteneu

Data Hora Local
Início do período de inscrições – Participante 01/10/2022 0h On-line
Início do período de inscrições – Ouvinte 01/11/2022 0h On-line