Cursos de Gestão investem na gamificação para fortalecer o processo de aprendizagem para os alunos

Saiba como professores do Centro Universitário Ateneu estão usando a gamificação para estimular o potencial dos alunos.

Gamificação

Essa década está sendo um momento para os docentes se reinventarem, mostrando a emergência de possibilidades metodológicas ativas que passam a ser uma estratégia muito interessante, na medida em que busca tornar o processo de ensino-aprendizagem ainda mais atrativo. Diante deste novo contexto, a UniAteneu se torna uma líder na aplicação de metodologias ativas, englobando as diferentes práticas dentro e fora da sala de aula. O aluno passa a ser um agente de construção do saber, o próprio centro do processo, participando ativamente da criação do conhecimento.

Dentro dessas metodologias ativas, encontra-se a gamificação como nova estratégia de ensino, que compreende a aplicação de elementos de jogos em atividades de não jogos. A gamificação parte da ideia de estimular o pensamento simulando um jogo, buscando resolver problemas, melhorar produtos, processos, objetos e ambientes com foco na motivação e no engajamento dos alunos.

No Curso de Administração, por exemplo, o prof. Paulo Grangeiro, que ministra disciplina no curso, utiliza essa metodologia visando utilizar as técnicas para transformar as metodologias de ensino em jogos interativos, como os games de entretenimento. No entanto, são focados na simulação das técnicas de gestão empresarial, técnicas de construção por meio da realidade virtual, entre outras ações que favoreçam o aprendizado.

“O foco da gamificação é envolver emocionalmente o indivíduo dentro de uma gama de tarefas realizadas. Para isso, se utiliza de mecanismos provenientes de jogos que são percebidos pelos sujeitos como elementos prazerosos e desafiadores, favorecendo a criação de um ambiente propício ao engajamento do indivíduo. Nas áreas de gestão, por exemplo, os alunos podem experimentar administrar uma empresa virtual como se fosse na vida real”, afirmou o prof. Paulo Grangeiro.