Diretor de EaD da UniAteneu é autor de artigo sobre inteligência organizacional para abertura de polos EaD

O Centro Universitário Ateneu é composto por um corpo de gestores que investem não só nos projetos institucionais de crescimento da UniAteneu, como também na pesquisa científica, contribuindo assim para as discussões temáticas sobre variados assuntos no âmbito acadêmico. Em setembro de 2021, foi publicado no periódico online “International Journal of Development Research” o artigo intitulado “Inteligência organizacional como base para a tomada de decisão na abertura de polos de educação a distância”  , que teve como autor o prof. Me. Ricardo Deibler Zambrano Júnior, diretor de Educação a Distância da UniAteneu; e como coautores o prof. Flávio Bortolozzi e o prof. Luiz Tatto, ambos docentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações da Universidade Cesumar (Unicesumar) e pesquisadores do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (Iceti).

“A expansão da educação a distância (EaD) por parte das instituições de ensino superior (IES) privadas tem aumentado consideravelmente ano a ano, e este crescimento requer um planejamento e o uso da inteligência organizacional, contribuindo com o refinamento das informações internas e externas à IES, para nortear esta evolução para as IES”, afirmou o prof. Me. Ricardo Zambrano Júnior. De acordo com o autor, a amostra teve a colaboração de 14 profissionais envolvidos diretamente na tomada de decisão para a abertura de polos de educação a distância.

Segundo o prof. Me. Ricardo Ricardo Zambrano Júnior, os resultados permitiram a identificação de 27 fatores para a abertura de polos, que foram agrupados em quatro conjunto de critérios: dois quantitativos (antes e após a abertura de polos) e dois qualitativos (antes e após a abertura de polos). “A relevância do artigo no contexto atual foi de suma importância para que a instituição pudesse organizar o seu processo de expansão universitária, ainda mais diante de um momento de dificuldade econômica gerado pela pandemia da Covid-19, onde as instituições de ensino que ofertam cursos na modalidade de ensino a distância precisam expandir a abertura de polos com um projeto consistente e sustentável a longo prazo”, ressaltou.

Resumo do artigo científico

A educação superior no Brasil tem como meta do Plano Nacional de Educação elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, com a expansão do ensino superior. Diante deste cenário, a educação a distância possui um papel importante para a disseminação do conhecimento no país, elevando nossos indicadores educacionais. A expansão da EaD por parte das instituições de ensino superior (IES) privadas tem aumentado consideravelmente ano a ano e este crescimento requer um planejamento e o uso da inteligência organizacional, contribuindo com o refinamento das informações internas e externas à IES, para nortear esta evolução de forma sustentável para as IES.

O objetivo desta pesquisa foi propor fatores importantes para qualificar a tomada de decisão para a abertura de polos EaD das IES privadas, com base em “Inteligência Organizacional”. Metodologicamente, o estudo foi descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa e utilizou da técnica de análise de conteúdo para a coleta e tratamento dos dados. A amostra foi composta por 14 profissionais envolvidos diretamente na tomada de decisão para a abertura de polos de educação a distância. Os resultados permitiram a identificação de 27 fatores para a abertura de polos, que foram agrupados em quatro conjunto de critérios: dois quantitativos (antes e após a abertura de polos) e dois qualitativos (antes e após a abertura de polos).

Pesos foram atribuídos a esses critérios conforme apontamentos desenvolvidos pelos sujeitos da pesquisa, para a elaboração de modelo multicritério e a definição da melhor cidade para a abertura assertiva e qualitativa de polo EaD. Como conclusão, os resultados são importantes para qualificar um processo de expansão de polos EaD pelas IES, permitindo um planejamento estratégico desses voltado para o crescimento da IES e da escolha da melhor cidade para abertura de polos com 100% de apontamento, a análise da concorrência, bem como a importância do acolhimento e relacionamento para permanência acadêmica e a análise do perfil do gestor do polo.