O intuito da atividade é também conscientizar a comunidade das rendeiras que o saber e os produtos feitos por elas têm importância, valor e podem ter mais visibilidade com a interferência dos designers de moda.

Durante a imersão, os alunos apresentaram resultados de projetos realizados no semestre passado.
Alunos do curso de bacharelado em Moda e Design de Moda do Centro Universitário Ateneu (UniAteneu) participaram no dia 08 de abril do Fashion Trip, uma imersão no universo das rendeiras de Águas Belas, no município de Cascavel (CE), através do projeto de extensão curricular “Teias”. Essa missão do projeto, com o apoio da UniAteneu, tem por objetivo promover revitalização da renda de bilros, através de despertar o olhar e interesse dos alunos de Moda para essa atividade artesanal que corre o risco de ser extinta.
O intuito da atividade é também conscientizar a comunidade das rendeiras que o saber e os produtos feitos por elas têm importância, valor e podem ter mais visibilidade com a interferência dos designers de moda. A experiência foi conduzida pela profª. Vaneska Rebouças, orientadora do projeto “Teias”. A recepção da missão na comunidade da Associação Ateliê das Rendas de Águas Belas foi realizada pela senhora Rosineide, presidente da associação, que acolheu os visitantes e situou o grupo sobre o território, o saber/fazer da renda e o seu significado.
Durante a imersão, os alunos apresentaram resultados de projetos realizados no semestre passado. Depois, elas participaram de uma oficina de cartões e renda que abordou sobre o processo do desenho das rendas nos cartões, estabelecendo a ligação entre o desenho e a renda pronta, ampliando a compreensão do processo. Na Oficina de Observação e Catalogação dos tipos de rendas, os estudantes observaram atentamente e escolheram duas rendas para catalogar e registrar foto do cartão e renda. Na Oficina de vivência com as rendeiras, houve muita interação e escuta, onde os estudantes puderam se aproximar das rendeiras, conversar, fazerem perguntas e observarem como é o saber fazer das rendeiras.
Para a Ma. profª. Regina Almeida, coordenadora dos cursos de Moda e Design de moda da UniAteneu, essa ação de imersão do projeto de extensão “Teias” com as rendeiras de Águas Belas, no Ateliê das Rendas Águas Belas, promovem a experimentação dos alunos e alunas no saber fazer das rendeiras, compreendendo limites e complexidades do processo, além de conhecer a cultura dos “povos do mar”, rendeiras e pescadores e o seu modo de vida.



