Disciplinas de todos os cursos de graduação no 1º semestre de 2020 serão concluídas no Regime Remoto UniAteneu

As aulas presenciais permanecerão suspensas em todas as unidades acadêmicas até o encerramento do semestre, no Regime Remoto UniAteneu.

O Centro Universitário Ateneu informa que as disciplinas de todos os cursos de graduação em atividade no 1ª semestre de 2020 serão finalizadas no Regime Remoto UniAteneu (R2U). As aulas presenciais permanecerão suspensas em todas as unidades acadêmicas até o encerramento do semestre, como medida preventiva frente à pandemia da Covid-19, baseado no Decreto Estadual nº 33.608 de 30 de maio de 2020, que manteve o isolamento social em todo o estado do Ceará, apesar da retomada gradativa das atividades econômicas. Porém, mesmo com a previsão da liberação para as aulas presenciais para a educação formal e não formal a partir do dia 20 de julho na 4ª fase da retomada no Ceará, o semestre letivo será concluído com as aulas remotas, pois estamos diante de um cenário ainda incerto. As atividades práticas não previstas no decreto que trata das atividades remotas serão repostas no retorno das atividades presenciais.

As atividades acadêmicas de graduação no Regime Remoto UniAteneu estão baseadas na Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020, publicada em edição extra no Diário Oficial da União (DOU) no mesmo dia. A MP estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da Educação Básica e do Ensino Superior decorrentes das medidas para o enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. A Medida Provisória, que garante a realização de aulas remotas no Ensino Superior enquanto durar a pandemia do novo Coronavírus, teve a sua vigência prorrogada por mais 60 dias, conforme publicação no DOU no dia 28 de maio. A UniAteneu reitera o compromisso com a qualidade do ensino e a dedicação do corpo docente em dar o suporte necessário a todos os alunos diante do contexto que vivemos hoje no País.

Regime Remoto UniAteneu (R2U)

O Regime Remoto UniAteneu (R2U) difere da metodologia de ensino a distância. É um formato de ensino onde os professores aplicam as atividades de modo diferenciado, buscando cumprir o plano de ensino das disciplinas, diante da situação atual que estamos enfrentando em decorrência do processo vivenciado pelo Covid-19.

O objetivo do Regime Remoto UniAteneu é manter a rotina de estudos dos alunos, de modo que não prejudique o plano de ensino das disciplinas nem altere o calendário acadêmico deste semestre. As aulas online são síncronas, ou seja, acontecem no mesmo período e horário que seriam se fossem presenciais, com fóruns, vídeos e materiais de estudo. O R2U utiliza as mais modernas ferramentas tecnológicas disponíveis.