Docente de Enfermagem da UniAteneu participa do projeto do capacete Elmo voltado para pacientes com Covid-19

A profª. Rebeca Bandeira segue capacitando equipes de saúde juntamente com outros profissionais envolvidos no projeto do capacete Elmo.

A busca por uma formação de qualidade antenada com as novidades do mercado e o investimento em um corpo docente qualificado são prioridades para todos os cursos de graduação do Centro Universitário Ateneu. Os beneficiados com este investimento são os próprios alunos, que sairão capacitados para se destacarem e obterem sucesso na carreira que escolheram seguir. Um exemplo é a profª. Rebeca Bandeira, enfermeira e docente do Curso de Enfermagem da UniAteneu, que participa do projeto de implantação e treinamento para o uso do capacete respiratório Elmo, voltado para pacientes com insuficiência respiratória acometidos pela Covid-19.

Sobre o capacete Elmo

O capacete elmo utiliza um mecanismo de respiração artificial não invasivo, podendo ser aplicado em pacientes com desconforto respiratório leve a moderado. O dispositivo possui três ramos, um de entrada de oxigênio, de inspiração e outro de saída de gás carbônico, de expiração. O terceiro ramo é destinado para a medicação e/ou alimentação do paciente durante o tratamento hospitalar. O Elmo possui internamente uma pressão positiva, que induz o fluxo de ar para dentro do paciente. Dessa forma, os pacientes conseguem um padrão respiratório confortável. Estudos realizados nos pacientes que utilizaram o equipamento identificaram que 60% deles não precisaram ser entubados. Além disso, o paciente consegue ingerir líquidos, tomar medicação, ficar de pé e fazer exames sem precisar sair do Elmo.

Missão em Manaus

Junto com a enfermeira e profª. Rebeca Bandeira, participaram da missão do projeto do capacete Elmo em Manaus as fisioterapeutas Betina San e Ingrid Sá.

Também como colaboradora da Diretoria de Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP-CE), a profª. Rebeca Bandeira realiza a capacitação presencial de profissionais da rede pública de saúde para uso do capacete Elmo em pacientes no Ceará. Em fevereiro de 2021, ela foi uma das três instrutoras do estado enviada para missão em Manaus (AM) para capacitar profissionais de saúde para uso do capacete Elmo nas pessoas com quadro leve ou moderado de Covid-19, em decorrência do aumento de casos na cidade. A Secretaria da Saúde do Ceará fez a doação de 65 unidades para a Secretaria de Saúde do Amazonas.

“Levar uma tecnologia com materiais 100% brasileiros, com uma equipe de pesquisadores cearenses que criaram um equipamento capaz de impedir que 60% dos pacientes que utilizam sejam entubados, para um local que estava em um dos seus piores cenários da Covid-19 e saber que ele será capaz de reverter muitos quadros clínicos desfavoráveis, para mim foi motivo de muita honra e orgulho. Como profissional de saúde e, principalmente, como docente, sei da extrema importância que tem esses treinamentos de capacitação para a utilização do Elmo. Nessa missão, a pesquisa, o ensino e a extensão estão alinhadas e caminhando de mãos dadas. Nossa sociedade só tem a ganhar”, relatou a profª. Rebeca sobre a sua experiência na cidade de Manaus, que aconteceu de 1º a 06 de fevereiro.

Treinamento dos profissionais de saúde

A profª. Rebeca Bandeira tem colaborado no treinamento de diferentes profissionais de saúde do Ceará, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos que atuam na linha de frente da pandemia. A capacitação acontece no Centro de Simulação Realística da ESP-CE, espaço que permite o desenvolvimento de habilidades clínicas. As estações de treinamentos de habilidades contam com um ator para representar o paciente e fazer uso do capacete. A formação, iniciada com discussão de conteúdo teórico sobre o dispositivo, permite ainda a experiência com o processo de manejo, que envolve a montagem, utilização no paciente, desmontagem e desinfecção do equipamento.

“É muito importante destacar a importância da equipe multiprofissional, que está sendo treinada e alinhada para a utilização do Elmo com ciência e responsabilidade. A expectativa é que no futuro (esperamos que seja próximo), tenhamos elmos sendo utilizados em todo país e salvando a vida de inúmeros brasileiros”, ressaltou a profª, Rebeca Bandeira. Atualmente, ela segue capacitando equipes de saúde juntamente com outros profissionais envolvidos no projeto. “A participação de uma docente nesta ação mostra a importância de termos professores inseridos no contexto mercadológico, contribuindo não somente com a ciência, mas com a articulação do ensino e as vivências práticas”, afirmou o prof. Wanderson Martins, coordenador do Curso de Enfermagem da UniAteneu.

Os participantes treinados pela equipe de instrutores para cuidar dos pacientes repassarão o aprendizado aos demais profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19. Desenvolvido por pesquisadores cearenses, o capacete Elmo já tem aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser produzido em escala industrial. Ao utilizar um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o capacete foi fundamental para evitar a intubação de pacientes, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).