Egresso de Serviço Social da UniAteneu é aprovado em Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas

Após a aprovação do projeto, assim como na entrevista e na análise de currículo, hoje, Everton Silva é aluno do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas da UFC.

O projeto que Everton Silva concorreu à bolsa de mestrado teve como tema “Política de habitação em foco: desafios e fragilidades do trabalho social em comunidades periféricas de Fortaleza (CE)”.

A trajetória de José Everton Silva Rodrigues, aluno egresso do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Ateneu, é inspiradora e digna de ser compartilhada com todos, pois traz exemplo de superação e vontade de vencer. Foram muitos os desafios enfrentados, desde a fase da infância, passando pela adolescência até chegar à juventude e à fase adulta. Aos 19 anos, no ano de 2016, ingressou na graduação em Serviço Social na UniAteneu, onde passou obter conhecimentos teóricos e práticos da profissão que já havia escolhido seguir ainda quando fazia o Ensino Médio.

Ao longo do curso, vivenciou diferentes momentos que enriqueceram a sua formação acadêmica, como a participação em monitorias acadêmicas e em projetos de extensão com os alunos do Curso de Psicologia sobre o tema “Transtornos psíquicos da vida universitária”, publicação de artigos na Jornada Científica Ateneu (Joca), na Semana do Serviço Social da UniAteneu e em outras instituições de ensino superior (IES), dentre outras atividades extracurriculares.

Sobre as experiências em estágio, foi aprovado em processo seletivo na empresa Hollus Engenharia e Meio Ambiente, onde passou a prestar serviço na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), para executar um projeto de trabalho técnico social de acordo com a portaria nº 21 de 22 de janeiro de 2014 do Ministério do Desenvolvimento Regional. “O destino me levou a abraçar a profissão de Serviço Social, e essa escolha pautou-se no desejo pessoal de trabalhar na promoção e no acesso aos direitos sociais”, afirmou José Everton Silva.

No segundo semestre de 2019, perto de finalizar a graduação, foi contratado para atuar como assistente social pela empresa Polar Empreendimentos e Consultoria Ltda. (PEC), a mesma que já havia atuado como estagiário. Ele conta que além de poder observar e apreender as múltiplas realidades, teve oportunidade de realizar atendimentos sociais e dar encaminhamentos e orientações para os beneficiários, em relação aos espaços sócio-ocupacionais da área de intervenção do projeto de trabalho técnico social. “A partir desta experiência, me sentir motivado em construir um projeto de pesquisa na área de atuação”, disse o egresso. Segundo o ex-aluno, essas experiências lhe proporcionaram conhecimentos que permitem lidar e atuar em diferentes situações.

“Em um mundo contemporâneo marcado por intensa competitividade, mudanças e incertezas, torna-se imprescindível para um profissional a flexibilidade e a proatividade, que têm sido a chave para o evoluir da minha carreira profissional. Muitas trilhas foram percorridas, alguns novos caminhos vão se abrindo e outros já estão consolidados”, refletiu José Everton Silva. Atualmente, no tocante à área profissional, ele participa ativamente de diferentes eventos profissionais, como conferências, seminários, grupos de trabalho e de estudos e encontros profissionais de cursos em diferentes universidades do Brasil.

A aprovação no mestrado

Em 2020, ele conheceu o Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC). Depois de ter tentado a primeira vez, tentou a segunda na seleção que ocorreu em 2021, com o projeto “Política de habitação em foco: desafios e fragilidades do trabalho social em comunidades periféricas de Fortaleza (CE)”. O egresso José Everton Silva teve o seu projeto aprovado e, posteriormente, foi aprovado na entrevista e na análise de currículo. Hoje, é aluno do Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas Públicas da UFC.

Gratidão à UniAteneu

“De maneira geral, agradeço à UniAteneu por me proporcionar o acesso à educação através de docentes tão qualificados. Fui até convidado pelo corpo docente do Curso de Serviço Social da UniAteneu para produzir e-books, videoaulas e slides para a disciplina de “Projeto Interdisciplinar III” (Área da habitação). Oportunidade única! Obrigado a instituição que me proporcionou o acesso ao conhecimento que foi além da sala de aula. Gratidão!”, expressou-se com gratidão o aluno egresso.