Egresso do Curso de Engenharia Civil atua hoje com elaboração de propostas e outros serviços da área profissional

Carlos Herbert Alves escolheu o Curso de Engenharia Civil motivado pela facilidade de acesso à unidade Lagoa de Messejana e por conhecer alguns docentes da graduação.

Além de atuar como engenheiro civil, ele ainda faz o Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Estar preparado para ingressar na carreira com uma formação de qualidade que garanta o sucesso profissional no futuro é o que busca muitos alunos que iniciam um curso de graduação no Centro Universitário Ateneu. Ao longo da graduação e mesmo após o término, a instituição comemora cada conquista dos seus alunos e egressos, como é o caso do Carlos Herbert Alves, egresso do Curso de Engenharia Civil da UniAteneu, que concluiu as atividades acadêmicas no semestre 2021.1 e hoje atua como engenheiro civil oferecendo serviços específicos ligados à área de atuação. O ex-aluno iniciou a sua graduação em 2016, na unidade acadêmica Lagoa de Messejana.

Ele conta que decidiu estudar Engenharia Civil pelo fato de já atuar na área como técnico em Edificações e por ter sido beneficiado por uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni). Escolheu a graduação motivado pela facilidade de acesso à unidade Lagoa de Messejana e por conhecer alguns docentes do curso. Neste ponto, o fator da qualidade do corpo docente pesou na sua decisão de fazer Engenharia Civil na UniAteneu. “Vale ressaltar a excelência da estrutura ofertada, com laboratórios modernos e o acesso à biblioteca virtual com vasta literatura na área. Não posso esquecer da grade curricular, que inclui entre tantas outras disciplinas, a abordagem da tecnologia Building Information Modeling (BIM), o que representa importante evolução na gestão dos projetos de Engenharia”, compartilhou Carlos Herbert Alves.

Ao longo da graduação, o ex-aluno afirma que usufruiu de quase todas as oportunidades de aprendizado proporcionadas pela instituição, como as aulas tradicionais, minicursos, produção de artigos científicos, aulas de campo e visitas técnicas. Além das atividades no espaço universitário, ele ainda teve uma experiência em estágio no campo da Engenharia Civil. “O estágio foi importante para complementar o conhecimento adquirido no ambiente acadêmico e pôr em prática as habilidades adquiridas em sala de aula. O estágio é uma importante oportunidade para que possamos entender como funcionam os processos no ambiente laboral”, afirmou.

“Fico muito orgulhoso ao ver nossos alunos voando cada vez mais alto. É o caso do Carlos Herbert, que sempre foi um aluno muito dedicado e não teve medo de encarar novos desafios. Nossos ex-alunos são hoje colegas de trabalho e sempre que faço o acompanhamento de serviços, me deparo com eles trabalhando ativamente na área. É gratificante”, afirmou o prof. Me. Thales Henrique Costa, coordenador do Curso de Engenharia Civil da UniAteneu.

Atuação profissional

Atualmente, o egresso Carlos Herbert Alves atua como engenheiro civil responsável pelo setor de elaboração de propostas técnica e comercial e orçamentos para serem entregues aos clientes, na Equilibra Engenharia. Para isso, ele realiza visitas de campo, coleta dados e informações, realiza a leitura e interpretação de projetos, montagem de planilhas de custo e venda com o auxílio de programas específicos da área. Por entender que o aprendizado faz parte de uma rotina de melhoria contínua, hoje ele ainda faz o Curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. “Pretendo em algum momento empreender, contribuindo com a sociedade através da geração de emprego e renda, oferecendo serviços técnicos de engenharia com qualidade, retornando desta forma o investimento que a sociedade fez para que, através de um programa de governo, eu pudesse realizar o meu sonho”, projeta o egresso de Engenharia Civil da UniAteneu.