I Desafio de Pontes de Macarrão realizado pelos cursos de Engenharia proporcionou vivências práticas aos alunos

Ao todo, 10 equipes participaram do I Desafio de Pontes de Macarrão, entre alunos das unidades acadêmicas Harmony – Bezerra de Menezes e Lagoa de Messejana.

Os cursos de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção do Centro Universitário Ateneu realizaram de forma integrada o I Desafio de Pontes de Macarrão, onde as apresentações dos projetos dos alunos aconteceram no dia 1º de dezembro nas unidades acadêmicas Harmony – Bezerra de Menezes e Lagoa de Messejana. Após desenvolverem habilidades em softwares específicos da Engenharia e participarem de oficinas, os discentes desenvolveram suas pontes e as submeteram a teste de carga. Ao todo, 10 equipes participaram do evento, entre alunos das duas unidades.

Em clima de celebração e animação, os alunos assistiram as suas pontes serem destruídas à medida que se adicionava mais força a elas. Ao final do evento, os vencedores saíram com uma ponte completamente feita de macarrão capaz de suportar uma massa de 13 quilos. Durante todo o desafio, os alunos colocaram à prova suas habilidades no cálculo estrutural, no trabalho em grupos e no uso de insumos como resina epóxi, tubos de PVC, ferramentas de corte, gabaritos etc.

“Foi uma das experiências mais legais do curso até agora, onde tivemos a oportunidade de embarcar a teoria das disciplinas de Ciência dos Materiais, Resistência dos Materiais e Pontes e Estruturas Especiais junto ao treinamento das ferramentas de cálculo ftool e SCIA. A fase da construção da ponte foi divertida e mostrou tanto nosso espírito de equipe quanto o apoio entre os colegas no corre-corre, compartilhando dicas e materiais. Estou ansioso para participar do próximo evento”, relatou Delano Dantas, aluno do Curso de Engenharia Civil da UniAteneu.

“Quero agradecer a todos os alunos que participaram do I Desafio de Pontes de Macarrão da UniAteneu, assim como também o coordenador de curso, prof. Me. Thales Costa, que permitiu e contribuiu para a realização deste evento. O evento ocorreu com a participação de alunos das disciplinas de Pontes e Estruturas Especiais, Sistemas Estruturais e Ciências dos Materiais, os quais dividiram-se em 10 equipes de alunos que calcularam e executaram seus projetos de ponte de macarrão. Após a conclusão da estrutura, foi feito o teste de carga de cada ponte perante a comissão organizadora e demais participantes. Foi tudo realizado com muito sucesso. Mais uma vez, os meus sinceros agradecimentos a todos que participaram, direta ou indiretamente, do desenvolvimento deste trabalho, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem”, disse o prof. Me. Carlos Castro, docente do Curso de Engenharia Civil da UniAteneu.

“Depois de muito esforço, suor e macarrão quebrado, finalizamos o I Desafio de Pontes de Macarrão. Considero que o evento foi um sucesso. Houve um bom engajamento dos alunos e ao acompanhar os trabalhos, vi o quanto se esforçaram. Deixo aqui meus parabéns às equipes envolvidas”, afirmou o prof. Me. Thales Costa, coordenador dos cursos de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção da UniAteneu.