I Jornada Acadêmica de Urgência e Emergência Práticas e Atualidades proporcionou troca de conhecimentos para alunos de cursos de Saúde

A I Jornada Acadêmica de Urgência e Emergência Práticas e Atualidades teve como objetivo proporcionar aos alunos de todos os cursos da área de Saúde e o público em geral a obtenção de conhecimentos específicos, teóricos e práticos em cada tema abordado.

Vinculada ao Núcleo de Pesquisa do Centro Universitário Ateneu, a Liga Acadêmica de Emergência e Urgência (Laemur) promoveu nos dias 1º e 02 de fevereiro, nas unidades acadêmicas Lagoa de Messejana e Harmony – Bezerra de Menezes, a I Jornada Acadêmica de Urgência e Emergência Práticas e Atualidades. O evento teve como objetivo proporcionar aos alunos de todos os cursos da área de Saúde e o público em geral a obtenção de conhecimentos específicos, teóricos e práticos em cada tema abordado.

Ao longo dos dois dias da jornada, foram realizadas oficinas e palestras sobre assuntos diversos, visando atender as necessidades de formação da comunidade interna e externa. Os temas abordados foram sobre suporte básico a vida, síndromes hemorrágicas gestacionais, manejo da enfermagem ao paciente queimado, obstrução de vias aéreas por corpo estranho (Ovace), cálculo de medicação e admiração de medicamentos e avaliação primária no trauma (APH).

Outros assuntos vistos pelos discentes na jornada foram sobre a imobilização por tala e controle de hemorragias, incidente com múltiplas vítimas (IMV) e método Start, primeiros socorros nas escolas e manejo ao paciente com crise convulsiva e síncope, manejo da enfermagem ao paciente com infarto agudo do miocárdio (IAM) e acidente vascular encefálico (AVE). Todos estes temas são ligados à área da urgência e emergência. Na ocasião do evento, estiveram presentes profissionais de diversos ramos do campo da saúde que compartilharam seus conhecimentos com os alunos.