I Jornada Científica da Farmácia proporcionou a discussão e troca de experiências sobre questões atuais na área

A I Jornada da Farmácia teve o objetivo de proporcionar um encontro de acadêmicos e profissionais da Farmácia e áreas afins e a comunidade, tendo como foco principal uma troca de informações com ampla discussão sobre conceitos inerentes à pandemia da Covid-19 e relacionados à atuação do farmacêutico.

O evento reuniu alunos da graduação em Farmácia e dos demais cursos na área da Saúde.

Aconteceu nos dias 18 e 19 de junho, de forma on-line pela plataforma Google Meet, a I Jornada Científica da Farmácia, organizada pelo Curso de Farmácia do Centro Universitário Ateneu. O evento reuniu os alunos da graduação em Farmácia e dos demais cursos na área da Saúde com o objetivo de proporcionar um encontro de acadêmicos e profissionais da Farmácia e áreas afins e a comunidade, tendo como foco principal uma troca de informações com ampla discussão sobre conceitos inerentes à pandemia da Covid-19 e relacionados à atuação do farmacêutico.

No evento, foram abordadas palestras on-line com os temas “O ensino, a pesquisa e a extensão no contexto da formação profissional” e “Aspectos farmacológicos gerais da Covid-19” e mesas redondas on-line sobre os assuntos “Covid-19: Aspectos microbiológicos e novos alvos terapêuticos” e “Vacinas para Covid-19: Tipos, aspectos imunológicos e eficácia”. No dia 19 de junho, aconteceu a apresentação dos trabalhos de extensão on-line sobre os seguintes temas relacionados à Covid-19: Características gerais do novo coronavírus, Fisiopatologia, Epidemiologia, tecnologia das vacinas, medidas preventivas e a atuação dos profissionais de saúde.

“Vivemos em um período de pandemia que ultrapassa meses e anos. Daí, surge a importância de estarmos sempre atualizados acerca da realidade em que vivemos. Nesse contexto, o evento foi capaz de oferecer conhecimentos essenciais de forma extraordinária a todos que se dispuseram a participar”, relatou o aluno Gabriel da Silva Procópio, do 3° semestre do Curso de Farmácia da UniAteneu. “Achei o evento muito rico em aprendizado. Gostei demais, principalmente, quando se abordou sobre as vacinas para imunização contra a Covid-19, que é o que estamos vivenciando no momento. Espero já pela próxima jornada ansiosa”, disse a aluna Maria Edilene Dutra da Silveira, que faz o 2º semestre do Curso de Farmácia da UniAteneu.

A aluna do 3º semestre do Curso de Farmácia da UniAteneu, Maria Sinara de Sousa Silva, participou da jornada e agradeceu a coordenação pela organização do evento que segundo ela, foi “perfeito”, e pelas experiências compartilhadas que agregaram à vida e à formação dos acadêmicos, que serão futuros profissionais da saúde. “Quero parabenizar esse centro universitário maravilhoso, que é a UniAteneu, pela atenção e empenho com seus alunos, aos mestres e doutores por suas disponibilidades e profissionalismo, em especial, ao nosso orientador, prof. Ossian Filho, pela dedicação e, principalmente, por sua simpatia e simplicidade”, afirmou.

“O evento foi muito satisfatório. Contamos com uma boa participação dos alunos do Curso de Farmácia e outros cursos da área da Saúde, onde tivemos mais de 180 inscrições e um bom feedback dos alunos sobre a qualidade das palestras e mesas redondas do evento. Não podemos esquecer do momento ímpar da apresentação dos trabalhos de extensão dos alunos, com troca de experiências e muita segurança e conhecimento por parte dos alunos avaliados, mostrando qualidade nos trabalhos apresentados na jornada científica. Deixou um gostinho de quero mais!”, avaliou a profª. Drª. Markênia Kélia Santos Alves Martins, coordenadora do Curso de Farmácia da UniAteneu.