Instituto de Pós-Graduação Ateneu promoverá o Congresso Internacional Digital em Direito do Trabalho Comparado

O Congresso Internacional Digital tem o objetivo de compartilhar experiências na atuação trabalhista e comparar o Direito do Trabalho na Europa e no Brasil.

O Instituto de Pós-Graduação Ateneu promoverá nos dias 03 e 04 de julho, com transmissão ao vivo pela plataforma TeamLink, o Congresso Internacional Digital sobre o tema “Direito do Trabalho Comparado – Brasil X Portugal”. O evento tem o objetivo de compartilhar experiências na atuação trabalhista e comparar o Direito do Trabalho na Europa e no Brasil. O público-alvo são advogados, estudantes de Direito, gestores de Recursos Humanos, administradores e contabilistas, tanto do Brasil quanto de Portugal e outros países europeus. As inscrições são limitadas e estão abertas de forma online pelo link: http://bit.ly/CID_DireitoDoTrabalhoComparado.

Para o prof. Afonso Albuquerque, advogado e coordenador dos cursos de pós-graduação na área jurídica da UniAteneu, o primeiro aspecto relevante do Congresso Internacional Digital, que segundo ele será o primeiro de muitos, é a evidência da convergência digital como meio de disseminação do conhecimento e de encurtamento de distância e redução de custos. Um outro aspecto relevante, na visão do coordenador e organizador do evento, é que será uma oportunidade de comparar a realidade do Direito do Trabalho em dois países simultaneamente, o Brasil e Portugal, com as nuances da atuação no continente europeu.

“É importante salientar que além dos professores europeus, estaremos demonstrando as experiências distintas dos professores no Brasil, que apresentarão os seus respectivos painéis a partir da sua experiência profissional. Pelo Brasil, temos um ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), um desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7), um juiz do Trabalho e um advogado. Pelo que se demonstra, o congresso cobrirá o tema em seus vários aspectos, enriquecendo o debate e ampliando o conhecimento de todos aqueles que participarem do evento. Afinal, as questões trabalhistas encontram-se dentre os maiores problemas de gestão e enfrentamento da Justiça especializada do Trabalho”, afirmou o prof. Afonso Albuquerque.

Participarão do evento os seguintes palestrantes: Teresa Coelho Moreira, professora da Universidade do Minho em Portugal; Milena Rouxinol, professora da Universidade Católica Portuguesa; Lúcio Miguel Correia, professor da Universidade Lusíada de Lisboa; João Leal Amado, doutor em Direito e professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC); e Rafael Teixeira Ramos, doutorando em Ciências Jurídico-Empresariais, mestre em Ciências Jurídico-Laborais, advogado e professor universitário

Também integra o grupo de palestrante do evento outros convidados. São eles: Konrad Saraiva Mota, doutor em Direito do Trabalho, mestre em Direito Constitucional, juiz do Trabalho e professor universitário; o ministro Alexandre Agra Belmonte, doutor em Justiça e Sociedade, mestre em Direito das Relações Sociais e ministro do Tribunal Superior do Trabalho; o desembargador Paulo Régis Botelho, do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região; e o prof. Afonso Albuquerque, advogado e coordenador dos cursos de pós-graduação na área jurídica da UniAteneu.

Veja abaixo a programação do evento Congresso Internacional Digital:

Congresso Internacional Digital – Direito do Trabalho Comparado | Brasil X Portugal

Painel 1

Horário Debatedores