IX Semana da Fisioterapia reuniu alunos e abordou sobre temáticas relativas ao mundo profissional do fisioterapeuta

Nas palestras que ocorreram na IX Semana da Fisioterapia da UniAteneu, foram abordadas temáticas diversas sobre o campo de atuação do fisioterapeuta.

O evento contou com um público de 180 alunos do Curso de Fisioterapia de diferentes semestres da graduação, assim e profissionais que atuam na área da Fisioterapia.

O Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Ateneu realizou nos dias 21 e 22 de outubro, no Meridional Convenções Center, a IX Semana da Fisioterapia da UniAteneu, que teve como tema “Fisioterapeuta: o novo super herói!”. O evento contou com um público de 180 alunos do Curso de Fisioterapia de diferentes semestres da graduação, assim como profissionais que atuam na área da Fisioterapia. Nas palestras, foram abordadas temáticas diversas sobre o campo de atuação do fisioterapeuta. Entre outros convidados, esteve presente o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região Ceará (Crefito6-CE), Dr. Jacques Eanes Esmeraldo Melo, que ministrou palestra sobre o tema “O novo Crefito6-CE”.

Ao longo da IX Semana da Fisioterapia da UniAteneu, os alunos participaram de palestras formativas sobre seguintes temas: “Pilates – aspectos clínicos na escoliose”, “Da linha de frente ao pós-Covid-19: o que aprendemos?”, “Abordagem fisioterapêutica na reabilitação do paciente vítima de queimaduras”, “A UTI, o paciente oncológico e a Cinesioterapia”, “Fisioterapia e sono: como intervimos?”, “O protocolo do Bloqueio da Memória da Dor (BMD) no manejo da dor muscular”, “Terapia manual aplicada à neurofuncional” e “Coordenação motora na prática”.  O evento foi encerrado com a realização de Cerimônia do Jaleco voltada para os alunos do Curso de Fisioterapia.

“A IX Semana da Fisioterapia da UniAteneu foi inesquecível e inédita, pois nela foram abordados assuntos que jamais seriam estudados ao longo da minha graduação, onde foi idealizado um momento inesquecível por meio de uma peça teatral que deixou todos vibrantes, com a participação de alunos, professores e do coordenador do curso, no decorrer das várias palestras que enriqueceram os meus conhecimentos. Só tenho a agradecer esse momento inesquecível”, afirmou Thiago Lima, aluno do 10° semestre do Curso de Fisioterapia da UniAteeu.

Já para a discente Geovana Benevides, que cursa o 4º semestre de Fisioterapia na UniAteneu, a IX Semana da Fisioterapia foi especial para ela, porque além de ter sido o primeiro evento acadêmico que participou, proporcionou a oportunidade de conhecer palestrantes renomados na área e as várias especialidades da Fisioterapia, que ela não fazia ideia que existia no vasto campo de trabalho do fisioterapeuta. “Foi muito gratificante, além dos prêmios maravilhosos que concorremos”, complementou a aluna.

“Com a IX Semana da Fisioterapia, me sinto grata e realizada por ter feito parte de todo o evento. Foi um momento único na minha vida, pois consegui aproveitar e aprender com a experiência de todos que estiveram presentes, incluindo professores e palestrantes, De longe, foi o melhor evento que já participei na minha graduação”, ressaltou Williane Salgueiro, que faz o 10° semestre do Curso de Fisioterapia da UniAteneu.

Para o prof. Me. Evaldo Lopes Júnior, coordenador do Curso de Fisioterapia da UniAteneu, o tema do evento “Fisioterapeuta: o novo super herói!” representa uma realidade vivida durante e pós o período da pandemia da Covid-19. “A IX Semana da Fisioterapia ultrapassou as expectativas dos alunos de várias maneiras. Uma delas foi quando fizemos uma homenagem aos profissionais, alunos e professores com a peça que foi realizada, onde nos vestimos de super heróis e enfatizamos a importância do fisioterapeuta. Os palestrantes forma de alto nível e também brilharam com temas atualizados abordando a prática profissional”, avaliou o coordenador.

Ainda sobre o evento, ele afirma que o ápice foi a Cerimônia do Jaleco, um momento emocionante que contou com a participação dos pais dos alunos “Tudo foi preparado com muito carinho e dedicação. Deixo meus parabéns a todos que acreditaram e participaram da IX Semana de Fisioterapia da UniAteneu e os meus agradecimentos aos que ajudaram na sua realização. A X Semana da Fisioterapia em 2023 já está sendo planejada. Aguardem novidades!”, finalizou o prof. Me. Evaldo Lopes Júnior.