IX Universo Ateneu e VI Joca proporcionam troca de conhecimentos acadêmicos entre alunos e professores

O IX Universo Ateneu proporcionou a troca de conhecimento entre a comunidade acadêmica de todas as unidades da UniAteneu e professores de todo o país.

Encerrou-se na última sexta-feira (04), a 9° edição do Universo Ateneu e a 6ª edição da Jornada Científica Ateneu (Joca), ocorrido de forma online pela plataforma Microsoft Teams. Os dois eventos acadêmicos aconteceram durante os dias 02 a 04 de dezembro, envolvendo alunos e professores de cursos de graduação e pós-graduação em palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos.

Com o tema “Desafios do conhecimento nas instituições de Ensino Superior: interfaces com as distintas práticas profissionais”, o encontro deste ano promoveu o diálogo e a interação acadêmico-científico na comunidade universitária, além de reunir 237 inscritos, sendo que 220 alunos participaram dos minicursos e palestras e 113 apresentaram trabalhos na modalidade de resumos expandidos.

Neste ano, a VI Jornada Científica Ateneu contou com a apresentação dos projetos interdisciplinares (PI), disciplina obrigatória nos cursos de graduação da UniAteneu, tendo sido apresentados, em média, 193 projetos interdisciplinares.

Iniciando na última quarta-feira (02), em sua primeira edição online, a abertura do diálogo interdisciplinar consistiu na realização de uma palestra magna com a profa. Dra. Vanira Matos, pesquisadora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz no Ceará (Fiocruz-CE), que tratou dos desafios da produção do conhecimento nas instituições de Ensino Superior, com foco nas interfaces com as distintas práticas profissionais.

Para a aluna do Curso de Recursos Humanos, Gerlina Lira, o evento integrado foi uma oportunidade de explorar as portas do conhecimento. “Sou aluna da UniAteneu há dois anos, e saber que a minha faculdade possui eventos como Universo Ateneu e o Joca, me traz um sentimento de exclusividade! São eventos que além de abrir os braços para que outras instituições exponham seus talentos, ainda nos abre a visão sobre novos projetos, novos temas a explorar e aprender em cada evento realizado”, afirmou Gerlina Lira.

Na quinta-feira (03), aconteceram palestras e minicursos nos turnos da manhã e noite, abordando temáticas voltadas às especificidades de cada curso, buscando assim contemplar todas as áreas do conhecimento. Já a sexta-feira (04) foi marcada pelas apresentações orais de trabalhos científicos, em forma de resumo expandido e projetos interdisciplinares, promovendo a troca de experiências e a divulgação das atividades de pesquisa realizadas pelos alunos da UniAteneu.

Para o prof. Dr. Carlos André Moura, coordenador do Núcleo de Pesquisa da UniAteneu e coordenador do IX Universo Ateneu e IV Joca, a edição foi marcada por novidades. “O evento possibilitou uma troca de conhecimentos e experiências de produção do conhecimento por meio da pesquisa, bem como a articulação entre ciência, conhecimento e prática profissional. Para a próxima edição, que será em 2021, esperamos uma maior participação por parte de toda a comunidade acadêmica interna e externa para que, juntos, possamos ampliar e aumentar o repertório científico por meio da investigação científica e trocas de experiências de pesquisas nas distintas áreas do conhecimento”, projetou o coordenador.