Liga Acadêmica de Emergência e Urgência oportuniza vivências práticas na formação dos alunos do Curso de Enfermagem

Interessados em participar como membro da Liga Acadêmica de Emergência e Urgência pode fazer a inscrição até o dia 25 de março de 2021.

O processo formativo dos alunos dos cursos de Saúde do Centro Universitário Ateneu passa pelas experiências práticas proporcionadas pelas ligas acadêmicas, onde o aluno tem a oportunidade de realizar atividades que contribuem para o aprimoramento das suas habilidades para que possa ingressar no mercado de trabalho ainda mais capacitado. É o caso da Liga Acadêmica de Emergência e Urgência (Laemur), instituída em fevereiro de 2020 com o objetivo de contribuir na formação dos acadêmicos de Enfermagem durante o curso de graduação e pós-graduação, através de atividades teórico/práticas, buscando a partir do tripé pesquisa, ensino e extensão, aprofundar temas específicos a serem estudados com ênfase em urgência e emergência.

A Liga Acadêmica de Emergência e Urgência entrou em atividade no mês de fevereiro de 2021 com a participação de alunos do Curso de Enfermagem de todas as unidades acadêmicas. Com todo o seu corpo de membros definidos e estruturada, a Laemur inicia as suas ações com a finalidade de complementar a formação dos acadêmicos promovendo o senso crítico deles e, também, o raciocínio científico, agregando valor ao seu conhecimento, investindo em atividades extracurriculares e complementares através de atividades desenvolvidas na UniAteneu. Essas atividades compreendem o nivelamento teórico/prático de temas concernentes ao atendimento de urgência e emergência, podendo ser destacados nos âmbitos: pré-hospitalar e intra-hospitalar; promoção de cursos e/ou palestras destinadas aos públicos internos e externos; realização de encontros, simpósios e/ou seminários, dentre outras atividades a fim de ampliar a valorização da Laemur, bem como promover conhecimento aos envolvidos.

Para Jéssica Sousa, secretária da Laemur e aluna do Curso de Enfermagem da UniAteneu, a graduação vai capacitar o acadêmico para ser um profissional. No entanto, segundo ela, ao decidir participar de uma liga acadêmica, é a demonstração de que o aluno quer ir além, que tem interesse na área da liga que escolheu participar. “A Laemur vai proporcionar um conhecimento vasto sobre os paramentos básicos e avançados de urgência e emergência, pesquisas científicas e o mais importante, repassar os conhecimentos dos graduandos veteranos da liga para os novatos. Para este ano, pretendemos fazer na Semana da Enfermagem uma palestra e minicursos, com a participação dos membros de todas as outras ligas acadêmicas da UniAteneu, aberto ao público e de forma remota”, disse a aluna Jéssica Sousa.

“A liga acadêmica proporciona um aprofundamento teórico-prático com vivências e experiências ainda na graduação em uma área que se tenha mais afinidade e interesse, contribuindo positivamente na formação do aluno. Durante o período de vivência nas atividades da liga, pode se planejar algumas atividades, como trabalhos voluntários, capacitações, reuniões científicas, seminários, encontros e demais tipos de eventos”, afirmou o prof. Ms. Samuel Ramalho, docente do Curso de Enfermagem da UniAteneu e orientador da Laemur.

“As ligas acadêmicas são ferramentas de extensão que trabalham a curricularização de determinada temática do processo formativo, agregando experiências que visam trabalhar a interdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão, proporcionando aos alunos experiências as quais podem subsidiar e direcionar a desenvolver habilidades teórico-práticas, tornando-os com um olhar diferenciado para determinada área de atuação profissional”, ressaltou o prof. Ms. Wanderson Martins, coordenador do Curso de Enfermagem da UniAteneu.

Declarações e certificados

Quanto ao reconhecimento da participação em atividades, somente receberão certificados de membro oficial da Liga Acadêmica em Emergência e Urgência os alunos que completarem, no mínimo, um semestre de participação nas atividades, respeitando as condições estabelecidas no regulamento, e tiverem 75% de presença nas reuniões e estágios no período em que participou das atividades. Ao se desligarem da Laemur, os participantes receberão um certificado no qual constará a carga horária que cumpriram durante o período em que participaram das atividades da liga acadêmica.

Sobre as atividades desenvolvidas na Laemur

As atividades da Liga Acadêmica em Emergência e Urgência serão conduzidas e supervisionadas por enfermeiro (a) que esteja regulamentado com o registro profissional do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE), visando à aprendizagem acadêmica com respeito à conduta de Enfermagem e à individualidade de cada paciente.

Edital de seleção

O aluno do Curso de Enfermagem que desejar ingressar na Liga Acadêmica de Emergência e Urgência como membro integrante pode fazer a inscrição até o dia 25 de março de 2021. Para efetivar a inscrição, os alunos deverão preencher ficha individual e enviar para o e-mail: [email protected].

Edital nº 1 – 2021 (Laemur)

Ficha de Inscrição Laemur – 2021.1

Material de estudo