Liga de Gerontologia da UniAteneu promove ações interdisciplinares que colaboram na formação de acadêmicos da área da Saúde

Hoje, a atual equipe que conduz os trabalhos da Liga Acadêmica Multidisciplinar em Gerontologia realiza as suas ações de forma remota.

Integram a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Gerontologia alunos dos cursos de graduação em Enfermagem, Nutrição e Educação Física.

Fundada em 2017 no Centro Universitário Ateneu, a Liga Acadêmica Multidisciplinar em Gerontologia (Lameg) tem o objetivo de produzir conhecimento e experiências práticas a partir de ações colaborativas entre alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Educação Física com relação à saúde de pessoas idosas, população que cresce a cada ano no Brasil. Hoje, diante do cenário que vivemos em decorrência da pandemia da Covid-19, a atual equipe que conduz os trabalhos da Lameg realiza as suas ações de forma remota, graças aos recursos tecnológicos e às redes sociais.

“A liga não busca apenas a inserção dos alunos às práticas assistenciais comuns vistas em sala de aula, relacionadas as práticas na construção do profissional em si, mas buscar e trabalhar a parte da humanização do idoso institucionalizado, praticando a escuta deste e identificado os seus anseios e vivências adquiridas ao longo de suas vidas”, afirmou Jéssica Souza, atual presidente da Lameg e aluna do Curso de Enfermagem. Para ela, o objetivo da liga é olhar o idoso não como um objeto de estudo, mas como um ser humano que possui necessidades além da saúde física. “A Lameg é muito importante para complementar a formação do aluno. Para tanto, promove o senso crítico do acadêmico e também o raciocino científico, com a vivência prática, agregando valor ao seu conhecimento”, disse a profª. Danielle Sampaio Teixeira, docente do Curso de Enfermagem e coordenadora da Lameg.

Atualmente, a Liga Acadêmica Multidisciplinar em Gerontologia da UniAteneu promove ações de visibilidade no perfil do Instagram, com a postagem de conteúdos educacionais relevantes, de qualidade e de fácil acesso para os estudos dos alunos; o quiz, questionário que tem como objetivo fazer uma avaliação dos conhecimentos sobre um determinado assunto; lives com a abordagem de temas interdisciplinares relacionados à saúde do idoso; futuras transmissões ao vivo e postagens de aulas gravadas no canal no YouTube; além de disponibilizar para os interessados materiais de estudo on-line em drive para livre acesso dos alunos, para auxiliá-los nas pesquisas sobre a temática da saúde do idoso.

“A Liga Acadêmica Multidisciplinar em Gerontologia proporciona ao aluno do Curso de Enfermagem o trabalho da interdisciplinaridade nos processos de saúde, uma vez que o envelhecimento populacional deve estar voltado para as práticas saudáveis, onde as ações de promoção da saúde são as ferramentas de cuidado dentro desse contexto. A liga agrega aos participantes a integralização do ensino, da pesquisa e da extensão no processo formativo dos alunos participantes”, ressaltou o prof. Ms. Wanderson Martins, coordenador do Curso de Enfermagem da UniAteneu.