Mostra Acadêmica 2023.1 proporcionou momentos de aprendizado para alunos de diferentes cursos de graduação da UniAteneu

A Mostra Acadêmica teve como tema “Aprendizagem na prática: interdisciplinaridade, conexões e experiências”.

a Mostra A Mostra Acadêmica de Projetos Interdisciplinares e Extensão Curricular acontece todos os semestres nas unidades acadêmicas da UniAteneu

O Centro Universitário Ateneu realizou entre os dias 19 a 23 de junho, presencialmente nas unidades acadêmicas Lagoa de Messejana, Reitoria, Grand Shopping, Messejana, Harmony – Bezerra de Menezes e Siqueira, e de forma remota pela plataforma Microsoft Teams, a Mostra Acadêmica de Projetos Interdisciplinares e Extensão Curricular 2023.1. O evento teve como tema “Aprendizagem na prática: interdisciplinaridade, conexões e experiências”.

Ao longo de todos os dias da mostra, os alunos puderam obter mais conhecimento por meio das pesquisas científicas que foram compartilhadas, das diferentes oficinas, da discussão de assuntos interdisciplinares e transversais ligados ao ensino, à pesquisa e à extensão, da prestação de serviços à comunidade e da produção acadêmica intelectual dos alunos. A Mostra Acadêmica também oportunizou aos alunos a conexão entre a comunidade interna e externa, possibilitando a troca de experiências e o contato dos discentes com o mercado de trabalho.

Na ocasião, também foram apresentados trabalhos de conclusão de curso (TCC), realizadas atividades das ligas acadêmicas, apresentação de projetos interdisciplinares, relatos de experiências práticas e vivência de estágios. Os alunos que fizeram a inscrição e estiveram presentes nas atividades do evento terão direito ao certificado de participação.

“As atividades de extensão do Curso de Psicologia nos proporcionam um conhecimento que vai além da sala de aula. O que aprendemos com os estudos é colocado em prática por meio de ações de caráter informativo e psicoeducativo direcionadas à comunidade, sendo essas ações de extrema importância para formação acadêmica e também para a promoção da saúde mental das pessoas”, afirmou o aluno Joel Rodrigues, do Curso de Psicologia da UniAteneu.

“O projeto de extensão tem como objetivo nos incentivar e aprimorar nossos conhecimentos. O tema empreendedorismo foi um desafio muito importante para nós alunos, pois tivemos a oportunidade de conhecer os pontos fracos dos empreendedores. Assim, formatamos os nossos pontos de vista e demos as nossas sugestões. Esse ano, eu e a minha equipe gostamos muito da forma de apresentação do nosso projeto, e como elaboramos ele, nos sentimos satisfeitos com o desempenho de cada um e do nosso resultado. Através desse aprendizado, entendemos que tudo é relacionado à nossa carreira profissional e pessoal, pois o ensino tem nos mostrado que com o passar do tempo que temos ainda mais a aprender”, disse a aluna Nayara Alves de Lima, do Curso de Administração da UniAteneu.

“A edição da nossa Mostra Acadêmica 2023.1 foi um sucesso! Um sucesso na qualidade dos projetos interdisciplinares apresentados, com cerca de 724 alunos envolvidos, incluindo os cursos de Gestão, Estética e Cosmética, Serviço Social, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Na extensão curricular, foram aproximadamente 5 mil alunos participantes, de todos os cursos da graduação presencial, envolvendo as áreas Saúde, Direito, Moda, Gestão, Tecnologia e Engenharias”, relatou a profª. Ma. Mirele Cavalcante, coordenadora geral de cursos da UniAteneu.

Segundo ela, outras atividades, como a extensão curricular de cunho prático “mão na massa”, realizaram atividades envolvendo a comunidade externa. “Tivemos também 180 alunos participando de mesa redonda com a discussão de temas multidisciplinares, apresentação de estudos de casos e TCCs com a presença de amigos e familiares. As ligas acadêmicas e monitorias também marcaram presença no evento, realizando atividades com orientação do coordenador de pesquisa”, disse a coordenadora.

A comissão organizadora do evento foi composta pela profª. Ma. Mirele Cavalcante da Silva; pelo prof. Me. Thales Henrique Silva Costa, coordenador de Extensão e dos cursos de Engenharias da UniAteneu; e pelo prof. Dr. Cesario Rui Callou Filho, coordenador de Pesquisa da UniAteneu. “Sabemos que tudo demanda tempo e trabalho, mas com o engajamento dos nossos alunos, resultou na aplicação da teoria aprendida em sala de aula, em experiências e vivências práticas, e o resultado final foi excepcional”, finalizou a profª. Ma. Mirele Cavalcante.