Núcleo de Apoio à Carreira promoveu palestras de preparação para o mercado de trabalho sobre autogestão

O Núcleo de Apoio à Carreira (NAC) do Centro Universitário Ateneu realizou nos dias 13 e 14 de junho, nas unidades acadêmicas Lagoa de Messejana e Harmony – Bezerra de Menezes, respectivamente, palestra com foco na preparação para o mercado de trabalho sobre o tema “Preparação para carreira profissional e como fazer sua autogestão”. Os palestrantes foram o Daniel Gadelha, consultor em desenvolvimento humano e analista de perfil comportamental; e Henrique Monteiro, palestrante e professor da MRH In Company e do Instituto para Qualificação e Inserção Profissional (Ijovem).

Na ocasião das palestras, os consultores Daniel Gadelha e Henrique Monteiro falaram um pouco sobre o passo a passo para o alcance de uma carreira de sucesso e a sua manutenção no contexto atual do mercado de trabalho. Diante do que foi abordado nas duas palestras, ressaltou-se como o processo de escolha do curso é relevante e como o aluno já em curso pode se engajar mercadologicamente através dos estágios, programas de trainee e de jovem aprendiz, destacando-se a disponibilidade dos serviços do NAC para apoiá-los nesta fase de formação, ancorando-se em uma estratégia de crescimento que busque a satisfação profissional e pessoal do indivíduo.

As palestras proporcionaram aos alunos um momento de troca, onde os participantes foram convidados a falar um pouco sobre como estavam gerindo as suas carreiras até aquele momento, quais as suas ocupações e quais as suas expectativas para o futuro. “Essa troca é um momento para reflexão sobre o porquê de se estar fazendo uma trajetória e para ressignificar o que é sucesso, desmistificando a existência de uma só forma de alcance de realizações, o que é um grande e velho problema social e profissional, visto que o ser humano nos últimos anos padronizou uma forma de ação mediante sua carreira, que muitas vezes não o permite inovar e encontrar melhores possibilidades para esta carreira em curso”, afirmou Suziane Gadelha, analista administrativa de Carreiras da UniAteneu.

“Uma das melhores formas de ter sucesso é condicionar a sua carreira ao cenário do mercado de trabalho atual, o que torna, sem dúvida, o sujeito mais competitivo e alinhado à realidade que o cerca”, disse o consultor Henrique Monteiro. Para o consultor Daniel Gadelha, é importante alinhar os valores do indivíduo ao da instituição em que o mesmo atua, pois quando isso ocorre, a probabilidade de sucesso e satisfação para os envolvidos é bem maior. “Abordar essa temática com alunos e egressos é, sem dúvida, trazer encorajamento e leveza a uma busca por melhores oportunidades, colocando o indivíduo no centro de suas escolhas, ações e resultados”, complementou Suziane Gadelha.