Núcleo de Apoio à Carreira realiza avaliações qualitativas dos estágios curriculares da área da Saúde

A avaliação tem o intuito de medir a satisfação dos alunos em relação tripé que está implícito no processo de estágio, que é o campo de prática, os supervisores/preceptores e o aprendizado esperado pelo corpo discente.

O estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho e proporciona aos alunos o aprendizado empírico necessário para formação do profissional, sendo um diferencial para a carreira. Sobre esse conceito, o Centro Universitário Ateneu, através do Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), propõe uma avaliação da qualidade dos estágios na área da Saúde, para medir a satisfação dos alunos em relação tripé que está implícito no processo de estágio, que é o campo de prática, os supervisores/preceptores e o aprendizado esperado pelo corpo discente.

Durante o mês de dezembro, que corresponde com o término da carga horária das atividades em campo, os alunos matriculados nas disciplinas de estágio em Saúde estão sendo conduzidos para avaliar a sua vivência no campo prático. O instrumento possibilita que se tenha um percentual de satisfação dos campos, da atuação dos supervisores do estágio e, o mais importante, da proposta de aprendizado prático.

“Essa atividade é muito importante e reforça a preocupação que a IES tem com seu corpo discente, quando estabelece indicadores de resultados com metas desafiadoras, voltados exclusivamente para alcançar a qualidade dos estágios supervisionados curriculares. Os resultados das avaliações nos dão recursos para traçarmos estratégias de melhorias, em busca da excelência para o processo: campos ricos de oportunidades, corpo docente qualificado e autonomia para os alunos, através do pensamento crítico, contribuírem com a qualidade do ensino”, afirmou Andreza Albuquerque, coordenadora do NAC.