Odontologia na UniAteneu se destaca por tecnologia, professores qualificados e apoio ao aluno

O Curso de Odontologia da UniAteneu oportuniza conhecimento e experiências práticas que fazem a diferença no processo formativo dos alunos que serão futuros profissionais. No início deste semestre, a graduação inaugurará a clínica odontológica, para fortalecer o aprendizado dos estudantes e atender à comunidade.

Formação de qualidade, visando o melhor aprendizado para a obtenção do conhecimento somado a uma infraestrutura moderna e ao apoio para o sucesso na carreira do aluno são a tônica dos cursos de graduação do Centro Universitário Ateneu. É o caso do Curso de Odontologia, que dispõe de uma estrutura curricular moderna, atende às novas diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e engloba todas as especialidades odontológicas. A graduação foi implantada no primeiro semestre de 2019 na unidade acadêmica Lagoa de Messejana.

Ao longo do processo de ensino-aprendizagem, os alunos realizam práticas de extensão que envolvem a multidisciplinaridade, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, onde o ensino é compartilhado de forma integral e não fragmentado, aumentando assim a compreensão e a visão do estudante sobre a profissão que seguirá no futuro. “O aluno egresso irá encontrar um mercado de trabalho competitivo, mas estará bem preparado para nele atuar”, afirmou a profª. Drª. Manoela Moraes de Figueirêdo, mestre e doutora em Odontologia e coordenadora do Curso de Odontologia da UniAteneu.

Corpo docente

Para garantir uma formação que atenda às exigências do perfil do paciente da atualidade, a graduação investe em um corpo docente qualificado, composto por mestres, doutores e pós-doutores com vivência no campo da pesquisa científica e atuação no ramo odontológico nas suas diversas especialidades. Os professores do curso compartilham conhecimento teórico e experiências práticas e profissionais com os alunos unindo a visão acadêmica com a de mercado, seja em salas de aula, nos laboratórios, em visitas técnicas ou em outras atividades do curso.

“Além de todo conhecimento teórico que pode ser absorvido pelos acadêmicos em uma disciplina, por exemplo, a grande vantagem de um corpo docente com experiência acadêmica e visão de mercado é que os alunos podem compreender a aplicabilidade do conhecimento adquirido e entender exatamente como podem beneficiar a si próprios e, especialmente, a sociedade que os cerca”, falou a profª. Drª. Nila Maria Bezerril Fontenele, doutora em Bioquímica e docente do Curso de Odontologia da UniAteneu que ministra a disciplina de Bioquímica.

A graduação em Odontologia da UniAteneu agrega também professores com atuação em áreas de gestão, em conselhos, em associações e em cooperativas que possibilitam a troca de experiências de alto nível com os seus alunos, além de servirem como exemplos a serem seguidos. São profissionais de alta performance que são capazes de adaptação rápida nos cenários mais adversos e que estão disponíveis para atender ao interesse do aluno dentro de diversos projetos.

“O Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CRO-CE) sempre propôs esta aproximação com as instituições de ensino superior e seus acadêmicos através de cursos e palestras. Temos o entendimento que esta aproximação é benéfica para ambos os lados, principalmente, nesta época onde a desinformação e as fakenews estão sendo disseminadas em nossa sociedade. E quando se fala da importância de um professor que atua no CRO-CE, se cria na verdade uma ponte, um canal facilitador por onde o fluxo natural destas trocas saudáveis pode se fazer presente”, destaca o prof. Gustavo Heimbecker Castelo, cirurgião dentista com pós-graduação em Implante, docente da disciplina de Biologia Celular e Genética do Curso de Odontologia da UniAteneu e conselheiro membro da Comissão de Ética do CRO-CE. Ele ressaltou ainda a importância da divulgação das ações do conselho no ambiente acadêmico, que podem ajudar a vida do aluno e futuro cirurgião-dentista.

Metodologia de ensino

Através das disciplinas de Gestão na Área da Saúde e Planejamento de Carreira, os alunos são orientados sobre o comportamento e a atuação deles no exercício profissional, assim como são informados sobre a realidade do campo de trabalho em que serão inseridos após formados. A partir desta vivência inicial, são preparados para atuar nos diversos cenários que circundam a profissão, avaliando e pesando as suas escolhas. “Os acadêmicos de Odontologia são incentivados a acompanharem sempre os cenários econômicos, a evolução das especialidades através das pesquisas e das publicações nos diversos meios”, complementou a coordenadora.

Segundo a profª. Raquel Bastos Vasconcelos, mestre em Ciências Odontológicas e docente do Curso de Odontologia da UniAteneu, que dá aulas na disciplina de Anatomia da Cabeça e Pescoço, a metodologia aplicada para as aulas costumava ser a tradicional. Com a pandemia da Covid-19, foi indicada a introdução de uma metodologia ativa, utilizando todos os recursos tecnológicos possíveis. “Hoje, são utilizados laboratórios virtuais, plataformas para aulas remotas, jogos e gincanas interativas, além de vídeos demonstrativos para serem utilizados no desenvolvimento de habilidades. Por se tratar de um curso mais prático, muitos momentos na clínica e laboratórios devem ser reforçados e a eles deve ser dado o devido destaque. O curso apresenta os recursos mais modernos, sempre se atualizando e mudando conforme a adaptação dos alunos”, informou a profª. Raquel Bastos.

A aluna Sarah Samid Teixeira Matos Barroso demonstra satisfação quanto ao formato de ensino e o conhecimento que está sendo compartilhado pelos professores, o que tem contribuído significativamente no seu processo de formação. “Uma ferramenta muito importante aplicada no curso é o método de aprendizagem baseada em problemas, chamado de PBL, centrado no aluno e nas situações práticas. Isso é um elemento motivador dos estudos, sem falar que neste processo o aluno tem grande autonomia na sala de aula”, ressaltou a aluna.

Durante as aulas, são apresentadas aos alunos as diversas áreas de atuação de um cirurgião dentista, além das especialidades odontológicas, aconselhamentos e consultorias para que eles encontrem as suas áreas de maior interesse. Além disso, os alunos têm o apoio dos materiais complementares no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). “Enquanto aluno do Curso de Odontologia da UniAteneu, tenho sido muito surpreendido pelo novo modelo de ensino. Apesar de já ter conhecido o formato EaD antes, o AVA da UniAteneu é uma plataforma completa e dinâmica. Os conteúdos disponibilizados são completos e me proporcionam flexibilidade de horários para os estudos. Dou nota 10 para o curso!”, relatou o estudante Wigor Dennes da Silva Costa.

Instalações e laboratórios

Os laboratórios básicos, pré-clínicos, clínicos e de imagem destinados ao Curso de Odontologia da UniAteneu estão cada vez mais modernizados para atenderem as necessidades técnicas e científicas que exigem uma excelente preparação acadêmica. São espaços de aprendizagem com estrutura e equipamentos em conformidade com as tecnologias mais modernas utilizadas no ramo odontológico na atualidade. Além disso, o acervo físico e virtual das bibliotecas básica e específica relacionadas à graduação seguem o mesmo padrão de qualidade.

“A prática laboratorial visa permitir ao aluno executar todos os procedimentos vistos na teoria em manequins preparados, seja para procedimentos restauradores ou reabilitadores. É possível trabalhar com os diversos materiais, resinas, amálgama, cimentos de ionômero de vidro e preparar cavidades, simulando uma remoção de cárie na boca de um paciente, esculpir uma restauração com todas as suas características anatômicas e, principalmente, entender o porquê do que estão fazendo na prática”, afirmou o prof. Carlos Freitas Bezerra de Menezes, mestre em Ciências da Saúde e docente do Curso de Odontologia da UniAteneu, que dá aulas na disciplina de Materiais Dentários.

Atualmente, o curso está em fase de finalização das obras da clínica odontológica, que atenderá a todos os pré-requisitos sanitários, com uma arquitetura moderna e espaçosa, equipamentos de ponta e conforto para os alunos, professores e pacientes que buscarem o atendimento na clínica-escola da UniAteneu. A previsão de inauguração é para o início do semestre 2021.1.

Aprendizado dos alunos

O Curso de Odontologia tem aplicado metodologias ativas em grande parte de suas disciplinas, além de atividades eminentemente práticas, onde o conhecimento é adquirido de forma simples e eficiente, tendo o aluno como centro de seu próprio aprendizado e seus docentes como norteadores, avaliadores e exemplos. Segundo a coordenadora, a graduação prepara o aluno para ser um profissional ético, empático, humano e capaz do ponto de vista técnico, intelectual e emocional. Assim, o profissional se torna apto a seguir qualquer especialidade que deseja dentro da Odontologia ou atuar em áreas afins, seja no campo clínico, administrativo, acadêmico, evento, venda, virtual, presencial, laboratorial, startups etc.

Nos semestres mais avançados, os estágios extracurriculares dão maior vivência e proximidade à prática da Odontologia, dentro de realidades e cenários sociais diversos que contribuem para a tomada de decisão. “Em tempos em que não se tenham restrições relacionadas à pandemia da Covid-19, a UniAteneu leva o aluno para o campo com ações sociais de forma humanizada e interdisciplinar, e para atividades externas, como as visitas técnicas e culturais, preparações e participações de eventos nas mais variadas áreas. Para quem deseja estudar Odontologia na UniAteneu, irá encontrar um currículo atualizado e com instalações modernas que preparará o aluno para um mercado de trabalho exigente”, pontuou a profª. Drª. Manoela Figueirêdo.

Compartilhe

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO