Programa “Segue o Líder” divulga cronograma para o processo de escolha dos novos líderes de turma dos cursos

O programa “Segue o Líder” desenvolve habilidades e competências destes alunos, como o trabalho em equipe, comunicação, autoconhecimento e o empreendedorismo.

No Centro Universitário Ateneu, os líderes de turma desempenham um papel fundamental no auxílio de professores e alunos, dentro e fora da sala de aula. O programa de líderes de turmas da UniAteneu “Segue o líder” iniciou o seu período de candidatura para exercício no semestre de 2024.1 no dia 04 de março e prossegue até o dia 08 de forma on-line. O “Segue o Líder” tem grande relevância para a comunidade acadêmica, principalmente, na identificação de jovens com talento e potencial de crescimento. O projeto desenvolve habilidades e competências destes alunos, como o trabalho em equipe, comunicação, autoconhecimento e o empreendedorismo.

Para a profª. Ma. Mirele Cavalcante, pró-reitora acadêmica da UniAteneu e idealizadora do programa de formação de líderes, é muito válido para os alunos ter a vivência de um gestor. “Ao serem líderes de turma, eles terão a oportunidade de conhecer mais informações sobre a UniAteneu e as atividades pertinentes à função de um líder de turma. Além disso, contaram também com orientações sobre autoconhecimento, sendo possível trabalhar competências e habilidades a fim de torná-los verdadeiros líderes estratégicos. O programa visa a qualificação destes alunos eleitos com objetivo o incentivar a liderança do aluno e futuro gestor, visando o aprimoramento contínuo, principalmente, favorecendo a comunicação entre alunos e coordenação do curso”, afirmou a pró-reitora.

Quer entender mais sobre a finalidade do programa e os objetivos?

– A liderança de turma é a representação discente junto à coordenação de curso e junto aos órgãos internos do Centro Universitário Ateneu.
– A liderança de turma é uma função discente e somente poderá ser exercida por aluno, regularmente matriculado na UniAteneu.
– A liderança de turma é formada por um líder de turma.

Conheça as atribuições do líder de turma:

– Representar o corpo discente em reuniões junto à coordenação de seu curso e/ou os representantes da instituição de ensino superior (IES) em outras ações demandadas, levando sugestões, questionamentos e/ou posicionamentos da maioria dos acadêmicos de sua turma.
– Informar ao corpo discente o resultado destas reuniões.
– Ser o elemento de ligação entre a administração geral e do curso, o colegiado docente e a turma que representa.
– Apoiar a coordenação de curso no processo de avaliação acadêmica e institucional.
– Apresentar, com criticidade as dificuldades e as reivindicações relativas ao nível de participação e de interesse nas atividades acadêmicas.
– Estar presente, em dia e horário pré-determinados, para as reuniões convocadas.
– Estar presente, em dia e horário pré-determinados para as atividades demandadas.
– Consultar a turma sobre assuntos de interesse da maioria a serem levados à reunião da coordenação de curso.
– Buscar a opinião consensual do grupo e representá-la em situações decisórias.
– Informar a turma do resultado de reuniões e atividades participadas.
– Ser o interlocutor entre a turma e a coordenação de curso e vice-versa.
– Representar a turma em eventos e reuniões.
– Transmitir, integral e fielmente as decisões, orientações, ponderações e instruções recebidas à turma representada.

Quais as habilidades necessárias e esperadas do líder de turma?

Estar aberto ao diálogo.
Ter visão clara dos objetivos e saber transmiti-los.
Estimular e criar condições para compartilhar informações.
Ter atitude inovadora.
Apresentar postura ética.
Expressar-se com facilidade.
Capacidade de negociar as demandas da turma.

Como funciona?

– O processo de seleção para líder de turma se dará por meio da eleição direta por todos os alunos matriculados na turma.
– Aos alunos que tiverem atuação como líderes serão atribuídas horas de atividades complementares, conforme estabelecido por cada curso.
– As faltas às reuniões deverão ser justificadas à coordenação de curso, pelo líder.
– Em caso de ausência justificada do líder, os mesmos deverão ser representados por outro acadêmico definido pelo consenso da turma.

Cronograma:

– 04 a 08 de março – Período de candidatura on-line através do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=2WuNG0gKp0K-gpcYlGUAMDcu6VFsXVRIszGPI9S1PZ5UNjExSjNHRldMSFJQMU4wVVBZVllDNTZWNS4u
– 11 a 15 de março – Período de eleição on-line por meio do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=2WuNG0gKp0K-gpcYlGUAMDcu6VFsXVRIszGPI9S1PZ5UMU5HVUFFTDZOT0I2VVMyRFZRTldEQTk0Ty4u

– 19 de março – Divulgação do resultado – Confira o resultado clicando aqui.

– 25 e 26 de março – Capacitação

Conheça os benefícios de ser líder de turma

– Formação de líderes
– Aprenda na prática como ser um gestor