Semana da Moda marca o início do semestre letivo e os 10 anos do Curso de Design de Moda

Na abertura da Semana da Moda, a profª. Ma. Regina Almeida fez uma breve explanação sobre o curso, que chegou a uma década de criação.

A profª. Ma. Regina Almeida apresentou o projeto atual do Curso de Design de Moda da UniAteneu e os projetos a serem realizados no ano de 2022.

Entre os dias 08 a 10 de fevereiro, aconteceu nas unidades acadêmicas Lagoa de Messejana e Reitoria a Semana da Moda da UniAteneu 2022.1, onde na oportunidade deu-se início ao semestre letivo da graduação e foi celebrado os 10 anos de existência do Curso de Design de Moda. Ao longo da semana, ocorreram palestras, oficinas, minicursos entre outras atividades voltadas para os alunos veteranos e novatos, assim como para egressos. Na abertura, ocorrida na unidade Lagoa de Messejana, a profª. Ma. Regina Almeida, coordenadora do Curso de Design de Moda da UniAteneu, fez uma breve explanação sobre o curso, que chegou a uma década de criação. Em seguida, a profª. Ma. Raquel Marinho, estilista e escritora, proferiu a primeira palestra que teve como tema “A importância da formação em design de moda no cenário atual”.

Ainda durante a abertura, a profª. Ma. Regina Almeida apresentou o projeto atual do Curso de Design de Moda da UniAteneu e os projetos a serem realizados no ano de 2022, além de outras atividades que estão previstas para acontecer. Na ocasião, a profª. Mônica Albuquerque, docente do Curso de Design de Moda da UniAteneu, também apresentou as ações do projeto de extensão “Teias”, que ela é a orientadora. No final do evento de abertura, foram entregues brindes e certificados aos professores e convidados.

“É considerado relevante a realização de eventos que marquem datas importantes, a exemplo deste que marca a década de existência de um projeto educacional, como o do Curso de Design de Moda, uma vez que o ensino de Moda enfrenta muitos desafios. Mesmo que o mercado atual apresente demanda de profissionais, as IES ainda não conseguem suprir toda a demanda pela escassez de alunos. A escassez é provocada pelas intempéries econômicas que refletem nos orçamentos das famílias e nas suas prioridades. E a Semana da Moda foi um evento importante no sentido de promover o sentimento de pertencimento e engajamento dos alunos e docentes”, refletiu a profª. Ma. Regina Almeida.

O evento trouxe grandes aprendizados para os alunos, como conta Herculano Marques, aluno pré-concludente do Curso de Design de Moda da UniAteneu. “Essa experiência não foi nada diferente do que vivi nesses últimos três semestres como aluno da UniAteneu. O universo Ateneu é cheio de possibilidades, conhecimento, acolhimento e descobertas. Participei de uma palestra com a profª. Raquel Marinho onde ela abordou sobre a sua vivência de mercado, que nos direcionou muito bem quanto à carreira e nos deu dicas de como agregar valor ao nosso lado profissional. Ser aluno da UniAteneu é um orgulho, é excelente e prazeroso, pelo fato de ter sempre um leque de possibilidades e profissionais dedicados, sempre a postos para nos ajudar a crescer e nos enriquecer diariamente, lado a lado”, afirmou o aluno Herculano Marques.

Nos dias 09 e 10 de fevereiro, ocorreu o minicurso de Desenho de Moda Infantil no Laboratório de Desenho na unidade Lagoa de Messejana, com a facilitadora Luciana Bouth, designer e consultora de moda. Já no dia 09, a profª Carolina Ferrucci, designer de moda e especialista em Gestão de Design de Moda conduziu o workshop sobre Modelagem Tridimensional com a Técnica do Origami, realizado no Laboratório de Desenvolvimento de Produtos na unidade Reitoria. E iniciou no dia 09 e será concluído no dia 16 de fevereiro a oficina de produção de bolsa para réguas com técnica de upcycling e pacthwork, com a profª. Ma. Cynthia Matos, designer de moda e docente do Curso de Design de Moda, no Laboratório de Confecção na unidade Reitoria.

Compartilhe

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO