Semana de Imersão do Aluno 2021.1 promoverá série de palestras no início das atividades acadêmicas do semestre

Na Semana de Imersão do Aluno 2021.1, os alunos novatos também terão a oportunidade de conhecer mais sobre os setores de apoio ao aluno da UniAteneu.

 

 

O Centro Universitário Ateneu promoverá de 1º a 05 de março, de forma remota por meio do canal da UniAteneu no YouTube, nos períodos da manhã e da noite, a Semana de Imersão do Aluno 2021.1, voltada para alunos novatos e veteranos dos cursos de graduação de todas as unidades acadêmicas. A programação contará com a realização de procedimentos acadêmicos, onde professores renomados e profissionais com expertise na sua área de atuação abordarão sobre as metodologias ativas e o ensino híbrido, o modelo acadêmico de ensino, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), além da participação dos setores de apoio ao aluno para informações gerais e palestra sobre estágio, carreira e mercado de trabalho.

O evento contará com a participação de palestrantes como a profª. Drª. Vanessa Estela Kotovicz Rolon, diretora de Relações Institucionais da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad); a profª. Drª. Arceloni Neusa Volpato, coordenadora do Mestrado Profissional em Práticas Transculturais do Centro Universitário Unifacvest; a profª. Drª. Andréa Cristina da Silva Benevides, coordenadora de Planejamento de Ensino da UniAteneu; o prof. Dr. Carlos André Moura Arruda, coordenador do Núcleo de Pesquisa da UniAteneu; o prof. Ms. Sílvio César Viegas, que tem experiência de mais de 10 anos em atividades nos setores de Engenharia de Desenvolvimento de Produtos e Processos, com desenvolvimento de circuitos microprocessados, desenvolvimento de software aplicado e utilização de sistemas de engenharia CAD; a psicóloga Mariana Fortaleza, coordenadora de Desenvolvimento Empresarial e Carreiras do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE); e a consultora de carreira e Cristiane Mendonça.

Na Semana de Imersão do Aluno, os novatos também terão a oportunidade de conhecer mais sobre os seguintes setores de apoio ao aluno: Secretaria Discente, o Núcleo de Extensão, o Núcleo de Apoio à Carreira (NAC), o Núcleo de Apoio Financeiro (NAF), o Núcleo de Educação a Distância (Nead), o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) e Coordenação de Apoio ao Estudante (CAE), Biblioteca entre outros. Para a profª. Ms. Mirele Cavalcante, coordenadora geral de cursos, a Semana de Imersão é um evento destinado à acolhida do aluno com o intuito de aproximá-lo do centro universitário, mesmo que de forma remota, criando e fortalecendo laços entre a instituição e os alunos novatos e veteranos. “Preparamos uma programação com muitas atividades integrativas com assuntos atuais, apresentação do modelo acadêmico de ensino e dos processos acadêmicos da instituição”, afirmou a coordenadora.

Palestrantes:

Profª. Drª. Vanessa Estela Kotovicz Rolon: Doutora e mestre em Administração e especialista em Metodologia e Didática de Ensino Superior. Atua no EaD há mais de 12 anos. É diretora de Relações Institucionais da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad). Atuou como membro da Comissão Assessora de Área do Inep/Enade 2015 e 2018 e é avaliadora do Basic/Inep/MEC.

Profª. Drª. Arceloni Neusa Volpato: Doutora e mestre Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Letras: Línguas Portuguesa e Inglesa e respectivas Literaturas. Atualmente, é coordenadora do Mestrado Profissional em Práticas Transculturais do Centro Universitário Unifacvest e da internacionalização da instituição.

Profª. Drª. Andréa Cristina da Silva Benevides: Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá, mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), especialista em Capacitação Continuada em Esporte Escolar, em Treinamento Desportivo e em Ciência da Natação e graduada em educação Física. Atualmente, é coordenadora de Planejamento de Ensino da UniAteneu, conselheira da Comissão de Projetos Esportivos e Paradesportivos Incentivados, presidente do Conselho do Desporto do Estado do Ceará e vice-presidente do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região – Ceará (CREF5).

Prof. Dr. Carlos André Moura Arruda: Doutor e mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Pesquisa Científica e em Educação Comunitária em Saúde e graduado em Pedagogia. Atualmente, é coordenador do Núcleo de Pesquisa da UniAteneu. Tem experiência na área de Saúde Coletiva/Saúde Pública e desenvolve pesquisas nas áreas de avaliação de programas e serviços de saúde, violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes, desenvolvimento infantil dentre outras. Tem experiências no desenvolvimento de técnicas de pesquisa com abordagem qualitativa: grupos focais (moderação e facilitação), entrevistas não-diretivas, semi-estruturadas e em profundidade.

Prof. Ms. Silvio Cesar Viegas: Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (Ulbra), mestre no Ensino de Ciências e Matemática (Ulbra) e bacharel em Informática (UERJ). Tem experiência de mais de 10 anos em atividades nos setores de Engenharia de Desenvolvimento de Produtos e Processos, com desenvolvimento de circuitos microprocessados, desenvolvimento de software aplicado e utilização de sistemas de engenharia CAD.

Mariana Fortaleza: Psicóloga e especialista em Gestão de Pessoas – Carreiras, Liderança e Coaching. É master coach, consultora comportamental DISC, mentora – liderança e Carreira Profissional e atua no Instituto Euvaldo Lodi (IEL/CE) como coordenadora de Desenvolvimento Empresarial e Carreiras.

Cristiane Mendonça: Consultora de carreira e especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho. É graduada em Recursos Humanos com expertise em carreira e mercado de trabalho.

Programação:

– 1º de março

Tema: Metodologias ativas e ensino híbrido

Palestrante: Profª. Drª. Vanessa Estela Kotovicz Rolon

– 02 de março

Modelo acadêmico de ensino (Diretrizes curriculares, extensão, atividades complementares e estágios)

Palestrantes: Profª. Drª. Andréa Cristina da Silva Benevides e prof. Dr. Carlos André Moura Arruda

– 03 de março

Tema: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), com a participação de profissional com experiência na comissão do Enade e elaboração de itens.

Convidados: Profª. Drª. Arceloni Neusa Volpato e prof. Ms. Sílvio César Viegas

– 04 de março

Participação dos setores de apoio ao aluno para informações gerais

Setor

Manhã

Noite

Admissões/Marketing 8h30min 19h30h
Núcleo de Apoio à Carreira (NAC) 8h40min 19h40min
Coordenação de Apoio ao Estudante (CAE) 8h50min 19h50min
Núcleo de Educação a Distância 9h 20h
Tecnologia de Informação (TI) 9h10min 20h10min
Biblioteca 9h20min 20h20min
Relações Internacionais 9h30min 20h30min
Núcleo de Extensão 9h40min 20h40min
Núcleo de Apoio Financeiro (NAF) 9h50min 20h50min
Secretaria Acadêmica 10h 21h

– 05 de março

Estágio, carreira e mercado de trabalho

Compartilhe

Accessibility Toolbar

GRADUAÇÃO

teacher

CURSO TÉCNICO

PÓS-GRADUAÇÃO