UniAteneu apresenta exposição de sustentabilidade e palestras sobre fashion law e inovação na Maquintex 2021

No Maquintex & Signs Norte-Nordeste, o Curso de Design de Moda da UniAteneu irá contribuir com uma programação diversificada, com abordagens subjetivas sobre o universo da Moda.

As abordagens das práticas do Curso de Design de Moda serão apresentadas no stand da UniAteneu no evento.

O Centro Universitário Ateneu, por meio do Curso de Design de Moda, participará entre os dias 17 e 19 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, do evento Maquintex & Signs Norte-Nordeste, feiras de inovação e conhecimento para as indústrias têxtil e comunicação visual. Dentre as várias atividades que acontecerão simultaneamente durante as feiras, uma delas é a Conferência Maquintex, que traz os principais temas do momento para o mercado têxtil. Na conferência, a UniAteneu irá contribuir com uma programação diversificada, com abordagens subjetivas sobre o universo da Moda.

Participarão do evento a profª. Ma. Regina Almeida, coordenadora do Curso de Design de Moda da UniAteneu; a profª. Drª. Fernanda Farias, docente do curso, que ministrará palestra sobre o tema “Produção, inovação, criatividade e os novos modelos de negócios”; e a profª. Ma. Sara Ruth Grangeiro, docente da graduação, que será a moderadora da mesa redonda que discutirá sobre o tema “Direito da Moda: perspectivas jurídicas da indústria da moda”. Participarão como debatedores a advogada Nara Brandão; a profª. Dayane Nayara Alves, docente da Pós-Graduação da UniAteneu; e o empresário Paulo Rabelo.

As abordagens das práticas do Curso de Design de Moda serão apresentadas no stand da UniAteneu, a partir de ações interativas e artesanais do projeto “Teias” desenvolvido por alunos e professores, além da exposição “Do lixo ao luxo”, organizada pelo professor e designer de moda Marcelo Augusto Belisário em parceria com o projeto “Teias”. Além das palestras com temas sobre inovação, empreendedorismo, modelos de negócios e fashion law, que discutem as pautas do atual panorama da área da Moda, serão realizadas oficinas de upcycling e lançamento de livros da área de Moda e do Direito. As inscrições para as feiras Maquintex & Signs Norte-Nordeste já estão abertas e são gratuitas, sendo realizadas exclusivamente de forma on-line pelo site oficial do evento: https://maquintex.com.br/.

“A importância da participação do Curso Design de Moda na Maquintex + Signs 2021 consiste em apresentar ao público o que a graduação desenvolve em pesquisa e extensão relacionada à cultura, às práticas artesanais, à inclusão social, ao empreendedorismo, à inovação e à sustentabilidade. Essas pautas não são mais tendências, são ações necessárias para o futuro da humanidade e do mundo. E as feiras Maquintex + Signs 2021 trazem todas as novidades tecnológicas do setor têxtil, confecção e indústria gráfica, o que é muito importante para os nossos alunos que participarão durante esses três dias da feira”, afirmou a profª. Ma. Regina Almeida.

Confira a programação completa da participação do Curso de Design de Moda da UniAteneu na Conferência Maquintex:

– 17 de novembro

13h às 15h – Oficina de bordado do projeto “Teias” do Curso de Design de Moda da UniAteneu

Responsáveis: Profª. Ma. Regina Almeida e profª. Mônica Albuquerque

13h às 21h – Exposição “Do lixo ao luxo”

Responsável: Prof. Marcelo Augusto Belisário

13h às 21h – Exposição do projeto “Teias” do Curso de Design de Moda da UniAteneu

15h – Lançamento do livro “Impactos sociais e econômicos da pirataria na indústria da moda”.

Autora: Profª. Ma. Dayane Nayara Alves (Haverá momento de autógrafo)

17h – Lançamento do livro “Pense fora do esboço”.

Autora: Profª. Drª. Fernanda Farias (Haverá momento de autógrafo)

19h – Mesa Redonda sobre o tema “Direito da Moda: perspectivas jurídicas da indústria da moda”

Moderadora: Profª. Ma. Sara Ruth Grangeiro

Debatedores: Advogada Nara Brandão, profª. Dayane Nayara Alves (docente da Pós-Graduação da UniAteneu) e o empresário Paulo Rabelo

20h15min – Palestra com o tema “Produção, inovação, criatividade e os novos modelos de negócios”.

Palestrante: Profª. Drª. Fernanda Farias

18 e 19 de novembro

Responsáveis: Profª. Ma. Regina Almeida, profª. Mônica Albuquerque e profª. Carolina Ferrucci

13h às 21h – Exposição “Do lixo ao luxo”