UniAteneu capacita estagiários de Psicologia para reestruturação do plantão psicológico no SPA

O Centro Universitário Ateneu oportuniza aos alunos em seus espaços institucionais a possibilidade de que eles possam praticar o que aprenderam em sala de aula e laboratórios, fortalecendo assim a preparação de cada um para atuação de excelência no mercado de trabalho. Com esse intuito, o Curso de Psicologia promoveu no dia 12 de março na unidade acadêmica Grand Shopping o primeiro de 10 encontros de capacitação para a reestruturação e retomada do plantão psicológico do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), com alunos e as coordenações do SPA das unidades Harmony – Bezerra de Menezes e Messejana.

O objetivo das capacitações é preparar os estagiários para a atuação em contextos de crise e urgência psicológica, proposta a qual o plantão psicológico se propõe a realizar. Este primeiro encontro foi ministrado pelo coordenador do SPA da unidade Messejana, Luan Carvalho. Outros profissionais da área da Psicologia serão convidados para contribuir visando uma melhor formação dos alunos nestas capacitações. Serão 10 encontros, onde serão discutidos temas como “Reestruturação do Plantão Psicológico e a atuação com públicos diversos”, “Primeiros socorros psicológicos”, “Lutos”, “Suicidologia”, “Crise e urgência psicológica” entre outros assuntos.

“O serviço de plantão psicológico nas nossas clínicas-escolas nas unidades Harmony – Bezerra de Menezes e Messejana visa desenvolver atendimentos psicológicos de caráter emergencial destinados à comunidade que recorre de forma espontânea, sem necessidade de agendamento prévio. Essa etapa inicial de formação dos nossos alunos e de reestruturação do serviço para 2022 tem sido um momento muito rico de troca de aprendizados e esclarecimentos de dúvidas e ao mesmo tempo, um momento de grande alinhamento sobre essa prática do estágio profissional do Curso de Psicologia”, afirmou a profª. Ma. Carla Maria Holanda de Lima Façanha, coordenadora do Curso de Psicologia da UniAteneu.