UniAteneu desenvolve em sala de aula projeto de “Storytelling da Carreira” para fortalecer a formação dos alunos

No Centro Universitário Ateneu, o aluno tem a oportunidade de participar de uma aula diferenciada, compartilhada com muita criatividade, emoção e experiência por parte dos professores. Trata-se do dia “Storytelling da Carreira”, que é um momento diferenciado com os docentes do curso. Neste projeto, o docente da UniAteneu participa ativamente da construção da carreira profissional do aluno, atuando como seu mentor. O storytelling é uma técnica muito utilizada em entrevistas, palestras, apresentações e reuniões com o objetivo de transmitir as mensagens-chave de forma eficiente.

Na ocasião, o docente, que também atua como mentor, fala sobre a construção da carreira profissional apresentando os exemplos de vida, os erros e acertos da profissão e como fortalecer e melhorar o personal branding (marca pessoal) do aluno. “É assim que preparamos os alunos da UniAteneu, pois pensamos na vida acadêmica num formato de jornada, onde o aluno é preparado desde o primeiro ciclo da sua formação, através do ciclo de disciplinas básicas, especificas do curso e profissionalizantes”, explicou a profª. Ma. Mirele Cavalcante, pró-reitora acadêmica da UniAteneu.

O aluno da UniAteneu conta também com o acompanhamento da carreira profissional através do Núcleo de Apoio a Carreira (NAC). O NAC promove o desenvolvimento, assessoramento profissional e pessoal dos alunos, atuando como interlocutor na relação com as empresas. Faz parte dos serviços do NAC a oferta e divulgação de vagas de estágio e de emprego, a orientação na elaboração de currículo e a realização de eventos sobre carreira profissional e mercado de trabalho. O NAC ainda promove a orientação do aluno que está iniciando ou repensando a sua trajetória profissional.

Para a profª. Ma. Mirele Cavalcante, a jornada do aluno inicia na disciplina de “Planejamento de Carreira”, com o direcionamento do coordenador do curso e dos docentes que possuem expertises na área e a aderência necessária para a condução das disciplinas e neste contexto, aplicam a técnica do storytelling da carreira atuando como mentores. A jornada do aluno é encerrada na graduação com a realização da disciplina “Posicionamento Profissional”. O projeto do “Storytelling da Carreira” já acontece em todos os cursos de graduação do Centro Universitário Ateneu.