UniAteneu é representada pela coordenadora do Núcleo de Esportes em Conselho da CBDU

“Essa indicação representa o espaço que as mulheres vêm ocupando no esporte.”, afirmou Fernanda Gomes

O Centro Universitário Ateneu passou a ser representado pela coordenadora do Núcleo de Esportes, Fernanda Gomes, no Conselho Diretivo da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) após a sua nomeação no dia 18 de janeiro de 2022. Ainda em novembro de 2021, ela também passou a compor o Conselho Nacional de IES da CBDU, representando a UniAteneu. Com o reconhecimento, a UniAteneu passou a compor pela primeira vez os dois conselhos da CBDU. A instituição foi indicada para o Conselho Nacional de IES porque foi a 2ª melhor instituição de ensino superior do país no esporte universitário em 2021.

“Essa indicação representa o espaço que as mulheres vêm ocupando no esporte. Cada conquista é resultado da luta de muitas outras que lutaram no passado, e ao mesmo tempo, é a semente para que tantas mais venham no futuro. É um momento único que a UniAteneu está me proporcionando e sou muito grata por nosso reitor, prof. Cláudio Ferreira Bastos, acreditar e confiar no meu trabalho. Seguiremos firmes nas conquistas coletivas e ao final, quem ganha é o esporte. Estaremos em Brasília somando forças para que o esporte saia cada vez mais vitorioso”, afirmou Fernanda Gomes.

Mais sobre a CBDU

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário é a entidade máxima responsável pelo desporto universitário no Brasil, como as competições e eventos esportivos oficiais entre os universitários, a exemplo dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Ela foi fundada por acadêmicos em 1939, mas só em 1941 foi oficializada pelo presidente da República Getúlio Vargas. Durante os 80 anos da CBDU, grandes nomes do esporte deixaram sua marca, como: Bernardinho, Daniele Hypólito, Daiane dos Santos, Fernando Scherer, Joanna Maranhão, Tiago Camilo, Maurren Maggi, Arthur Nori, Arthur Zanetti e tantos outros.

Desde 2018, todas as competições do calendário recebem o nome de JUBs, que juntas formam a temporada do campeonato anual. Assim, em um único ano há diversos JUBs. No JUBs Conferências, o primeiro colocado de cada fase estadual disputa o título regional, onde os atletas participam nas modalidades de quadra: basquete, futsal, voleibol e handebol. Ao todo, são quatro conferências regionais: Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. No JUBs Modalidades, 22 modalidades esportivas são divididas em cinco eventos ao longo do ano: JUBs Futebol, JUBs Rugby 7, JUBs Praia, JUBs Lutas e JUBs Futebol 7 Society, Basquete 3×3, Raquetes e Xadrez.