UniAteneu entrega Laboratório Pré-Clínico de Odontologia para atividades práticas na unidade Harmony – Bezerra de Menezes

O Laboratório Pré-Clínico utiliza 31 manequins de simulação para reproduzir fielmente o atendimento ao paciente, permitindo que os alunos pratiquem procedimentos com segurança e confiança.

O ambiente conta com normas rigorosas de funcionamento e segurança, incluindo mapas de risco, caixas para descarte seguro de perfurocortantes, além de estrutura adaptada para atender alunos com necessidades especiais.

O Centro Universitário Ateneu (UniAteneu) entregou na unidade Harmony – Bezerra de Menezes o Laboratório Pré-Clínico do Curso de Odontologia para proporcionar aos alunos uma experiência próxima à realidade clínica antes mesmo do contato direto com os pacientes. O espaço de prática foi planejado, especialmente, para desenvolver a destreza manual, ergonomia, técnicas diversas, e para familiarizar os alunos com materiais e equipamentos necessários para a prática odontológica real. Somado ao ambiente, ainda tem os laboratórios de Prótese e de Gesso, para complementar a formação dos alunos.

O laboratório utiliza 31 manequins de simulação para reproduzir fielmente o atendimento ao paciente, permitindo que os alunos pratiquem procedimentos com segurança e confiança. Entre as disciplinas que serão realizadas no Laboratório Pré-Clínico, estão a de Farmacologia Geral e Aplicada à Odontologia, Urgência e Emergência em Odontologia, Ergonomia e Segurança na Prática Odontológica, Dor Orofacial e Terapias Integrativas, Estomatopatologia Oral e Maxilofacial, Oclusão Dental e Morfologia Dental, Técnicas Cirúrgicas e Implantodontia, Dentística, Periodontia, Endodontia, Ortodontia entre outras.

O ambiente de prática conta com normas rigorosas de funcionamento e segurança, incluindo mapas de risco, caixas para descarte seguro de perfurocortantes, além de estrutura adaptada para atender alunos com necessidades especiais. A sua organização permite aos alunos a utilização dos espaços em horários extracurriculares mediante agendamento, sempre com supervisão adequada, proporcionando assim mais autonomia no processo de aprendizado. A oferta do Curso de Odontologia para a unidade Harmony – Bezerra foi autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) com base na portaria nº 77 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), de 20 de fevereiro de 2025.

“O Laboratório Pré-Clínico do Curso de Odontologia da UniAteneu na unidade Harmony – Bezerra de Menezes é um espaço essencial na formação acadêmica dos nossos alunos. Nele, conseguimos criar condições ideais para que os futuros profissionais desenvolvam as suas habilidades técnicas, aprendam a trabalhar com ergonomia e biossegurança, preparando-se de maneira integral para os desafios da prática clínica. É aqui que começa a transformação do aluno em profissional preparado e confiante”, afirmou a profª. Drª. Manoela Moraes de Figueirêdo, coordenadora do Curso de Odontologia da UniAteneu.

Compartilhe